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IPLUSO 25098

Zines

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Fanzines.
  • ProgramaProgramme
    Módulo teórico-prático: História global do fanzine e da edição de autor: das 95 Teses de Lutero ao e-zine. Fanzines no Japão: Comiket e a ascenção do d¿jinshi. História do fanzine em Portugal, personalidades do fanzinato nacional e fanzinotecas. Promoção e d Tipologias de zine em termos de media, produção, conteúdo e intencionalidade: prozines compzines, graphzines, minizines, slimzines, zines de prosa e poesia, webzines, zines políticos, perzines, media fandoms. Criar um zine: questões técnicas e práticas. Conceptualização, paginação, produção. Técnicas de impressão (fotocópia, impressão digital, risografia). Zines para a web. Capas, personalizações e elementos únicos. Módulo prático: projeto individual de edição de autor.
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos gerais: Estudo dos zines enquanto ferramenta expressiva e de comunicação visual. Aprendizagem de terminologia e conceitos fundamentais dos zines, sua aplicação a exercícios práticos, e desenvolvimento de um projeto individual de edição de autor. Objetivos específicos: Ao completar esta unidade, os alunos 1) apreciam o papel e poder expressivo e comunicativo dos zines, definição e especificidades, história e geografias, 2) adquirem e empregam o léxico apropriado (fanzine, fanzinato, fanzinoteca, faneditor, fanálbum), 3) distinguem diferentes tipologias de zines em termos de media/produção (graphzine, minizine, slimzine, webzine, prozine) e de conteúdo/intencionalidade (político, pessoal, poesia, música, media fandoms), 4) aprendem a construir um zine, adquirindo noções de paginação (imposição) e produção; 5) compreendem os meios de distribuição do zine em Portugal através de festivais, feiras e lojas.
  • BibliografiaBibliography
    Atton, C. (2010). Popular Music Fanzines: Genre, Aesthetics, and the “Democratic Conversation.” Popular Music and Society, 33(4), 517–531. Borges, H. (2009). Fanzines e as novas tecnologias. Tese de Mestrado. Porto: FBAUP Duncombe, S. (2008). Notes From Underground: Zines and the Politics of Alternative Culture. Bloomington: Microcosm Pub. Farrajota, M. (2014), Punk Comix (1). www.punk.pt/2014/04/03/punk-comix Kinsella, S. (2000). Adult Manga: Culture and Power in Contemporary Japanese Society. Richmond: Routledge. Klanten, R., Mollard, A., Hübner, M., & Commentz, S. (2011). Behind the zines: Self-publishing culture. Berlin: Die Gestalten Verlag. Ramirez, R. (2012). From Zines to MySpace. Journal of Latin American Communication Research, 2(1), 37–60. Solidarity! Revolutionary Center and Radical Library. https://archive.org/details/solidarityrevolutionarycenter Triggs, T. (2006). Scissors and Glue: Punk Fanzines and the Creation of a DIY Aesthetic. Journal of Design History, 19(1), 69–83.  
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia teórico-prática: apresentações verbais e audiovisuais (PowerPoint, vídeos, livros) pelo docente, com exemplos e discussão, e um exercício prático. Exemplificação de métodos de trabalho, modelos e estruturas de produção na sala de aula. O projeto individual rege-se por um regime tutorial, em que cada aluno é acompanhado pelo docente. O aluno está sujeito a avaliação contínua baseada na sua capacidade criativa e de trabalho, sendo-lhe atribuída uma classificação no final do semestre pela prestação na componente prática da unidade curricular. O projeto individual é avaliado segundo os seguintes critérios: conceito; qualidade gráfica e de execução.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não