Skip to main content

Notícias

Acolhimento aos Migrantes: Integração das Crianças Migrantes em Contexto Escolar

Foram apresentadas diversas propostas que visam promover a integração das crianças migrantes na educação.

No dia 31 de maio, a Escola Superior de Educação da Lusofonia – (ESEL -IPLUSO), em parceria com o Instituto do Serviço Social da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa, organizou, no âmbito da Rede de Escolas UNESCO, um webinar intitulado de “Acolhimento aos migrantes: integração das crianças migrantes em contexto escolar” visando sensibilizar e refletir sobre a diversidade sociocultural e a interculturalidade em contextos educativos. 

 O evento contou com a participação da Mestre Mariana Anes e da Profª Hélia Bracons da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa, como oradoras. O evento contou com a moderação da Prof.ª Dulce Franco da ESEL-IPLUSO. 

A intervenção teve como base, a dissertação de mestrado defendida recentemente por Mariana Anes, visando identificar as estratégias adotadas pelos professores para promover a integração de crianças migrantes e compreender a perceção dos alunos migrantes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico quanto à sua integração escolar. O estudo envolveu 47 crianças e 24 professores de um Agrupamento de Escolas no centro do país. 

Segundo a Mestre Mariana, "existe um longo caminho para que a escola, em colaboração com os professores e a comunidade educativa, consiga fazer integralmente com que as crianças provenientes de outras nacionalidades e culturas se sintam plenamente integradas". Apesar das grandes dificuldades iniciais, a maioria dos alunos migrantes relatou sentir-se bem recebida e integrada na escola. A Profª Hélia Bracons enfatizou a importância de estarmos atentos a essa realidade e de procurarmos compreender como podemos oferecer apoio. 

Durante o evento, foram apresentadas propostas para diminuir as barreiras existentes, incluindo a elaboração de um Plano de Integração, a comemoração de dias importantes relacionados com diferentes culturas e o reforço das aulas de Português Língua Não Materna (PLNM). 

Um momento marcante do webinar foi o depoimento de uma aluna da ESEL que compartilhou a sua experiência pessoal: “Eu também fui uma jovem migrante. Vim da Suíça, do cantão italiano, e compreendo muito bem a situação. Consegui adaptar-me muito bem”.

No webinar destacou-se a importância da implementação de estratégias eficazes para promover a integração de alunos migrantes e a construção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos. 


publicado em: 27 setembro 2024 | modificado em: 15 setembro 2025