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Notícias

Colóquio sobre Inovação Pedagógica juntou mais de 200 participantes

26 março 2025

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

Evento marcou o arranque de um ciclo temático dedicado à Diversidade, Equidade e Inclusão na educação

Realizou-se no passado dia 26 de março, o Colóquio Inovação Pedagógica: Abordagens, Práticas e Desafios, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do IPLUSO e a parceria do Centro de Formação de Escolas António Sérgio.

 

Tratou-se do colóquio de abertura do Ciclo temático que o OP.Edu dedicará, neste ano de 2025, às questões da Diversidade, Equidade e Inclusão e visou a apresentação e o debate informado sobre diferentes experiências, abordagens pedagógicas e desafios para que remete a relação da inovação pedagógica com uma visão transformadora da educação e da Escola, capaz de contribuir, simultaneamente, para a criação de aprendizagens relevantes, a inclusão e a reflexão e desenvolvimento profissional dos/as professores/as.

 

O Colóquio, que juntou mais de 200 participantes, contou com a participação de Flávia Vieira (Universidade do Minho, Presidente da 2.ª Comissão Especializada Permanente “Inovação Pedagógica nas Escolas” do Conselho Nacional de Educação), Daniel Bart,  (Universidade de Toulouse 2 Jean Jaurès), Gérald Peyroche (Instituto Villebon – Georges Charpak; ENS - Paris-Saclay) Rita Campos e Cláudia Pato de Carvalho (CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)  e Luís Manuel Bernardo (Coordenador da Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa). 

Participaram ainda, as investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona) e Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).

 

O próximo Colóquio deste Ciclo temático está previsto para o mês de maio. Informações sobre as atividades do OP.Edu podem ser consultadas aqui: https://www.opedu.pt/ 
 


publicado em: 10 abril 2025 | modificado em: 24 abril 2025