Evento marcou o arranque de um ciclo temático dedicado à Diversidade, Equidade e Inclusão na educação
Realizou-se no passado dia 26 de março, o Colóquio Inovação Pedagógica: Abordagens, Práticas e Desafios, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do IPLUSO e a parceria do Centro de Formação de Escolas António Sérgio.
Tratou-se do colóquio de abertura do Ciclo temático que o OP.Edu dedicará, neste ano de 2025, às questões da Diversidade, Equidade e Inclusão e visou a apresentação e o debate informado sobre diferentes experiências, abordagens pedagógicas e desafios para que remete a relação da inovação pedagógica com uma visão transformadora da educação e da Escola, capaz de contribuir, simultaneamente, para a criação de aprendizagens relevantes, a inclusão e a reflexão e desenvolvimento profissional dos/as professores/as.
O Colóquio, que juntou mais de 200 participantes, contou com a participação de Flávia Vieira (Universidade do Minho, Presidente da 2.ª Comissão Especializada Permanente “Inovação Pedagógica nas Escolas” do Conselho Nacional de Educação), Daniel Bart, (Universidade de Toulouse 2 Jean Jaurès), Gérald Peyroche (Instituto Villebon – Georges Charpak; ENS - Paris-Saclay) Rita Campos e Cláudia Pato de Carvalho (CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e Luís Manuel Bernardo (Coordenador da Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).
Participaram ainda, as investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona) e Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).
O próximo Colóquio deste Ciclo temático está previsto para o mês de maio. Informações sobre as atividades do OP.Edu podem ser consultadas aqui: https://www.opedu.pt/