Alunos do CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens do IPLUSO, em celebração, exploram os Direitos das Crianças numa Abordagem Pedagógica Participativa
No âmbito da Unidade Curricular de Pedagogias da Infância, a docente Clementina Rios tem explorado com os/as estudantes do 1º ano do CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens abordagens pedagógicas participativas, por envolverem um processo educativo democrático e aliado ao “compromisso de respeitar os direitos das crianças” (Mackey, 2012, p. 482).
Com a aproximação do Dia da Criança, e, no âmbito das atividades da Rede de Escolas UNESCO, de que a ESEL faz parte, a docente desafiou os/as estudantes a fazerem um póster sobre os direitos das crianças, com o objetivo de dar a conhecer a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança; e de salientar a responsabilidade que futuras/os profissionais em educação têm para garantir esses direitos às crianças, de modo que todas cresçam e se desenvolvam com liberdade, justiça e igualdade.
Esta temática culminou com a apresentação dos pósteres sobre os direitos das crianças. Nestes foram representados os direitos de provisão que visam garantir serviços e bens; os direitos de proteção em relação a situações que as ponham em risco, e que, para as proteger, as excluam de contextos de exploração e conflitos; e os de participação, com a descrição de práticas que reconhecem as crianças como sujeitos sociais com capacidade de expressão e de influência.
Clementina Rios, ESEL-IPLUSO