Notícias
Estudantes da Licenciatura em Educação Básica celebraram o Dia Universal dos Direitos da Criança
12 de dezembro de 2024

Atividade de sensibilização enfatizou a relevância e importância destes direitos na promoção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária
No passado dia 20 de novembro, celebrou-se o Dia Universal dos Direitos das Crianças. A docente Clementina Rios e as estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional II, destacaram a importância da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (UNICEF, 1989).
Desta forma, foi organizada uma atividade coletiva, que integra as atividades da Rede de Escolas UNESCO, de que a Escola Superior de Educação da Lusofonia - ESEL faz parte. O objetivo passou por dar a conhecer os direitos das crianças e sensibilizar para a importância destes na promoção de uma sociedade mais justa, segura e inclusiva para todos (as), na qual os direitos das crianças são plenamente reconhecidos e protegidos. Assim, analisaram conjuntamente os artigos ratificados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças.
As estudantes compreenderam que a criação deste documento é um marco histórico desde 20 de novembro de 1989, pois estabelece um conjunto de direitos inalienáveis para todas as crianças independentemente da sua nacionalidade, raça ou religião, pois:
- Garante a proteção e desenvolvimento integral de todas as crianças;
- Salienta a importância da participação das crianças em questões impactantes na sua própria vida;
- Atribui às crianças o estatuto de sujeito de direitos;
- Responsabiliza os governos na promulgação de leis e políticas que assegurem esses direitos.
Por forma a divulgar a toda a comunidade a importância dos direitos ratificados neste documento, as estudantes construíram uma maquete decorada com crianças e balões com mensagens relativas aos seus direitos.