Professor do IPLUSO publica estudo sobre criptomoedas na Journal of Ecohumanism
Foi publicado na edição de abril de 2025 da Journal of Ecohumanism (Vol. 4, N.º 4), revista científica indexada na SCOPUS, o artigo “Efficiency of Traditional and Green Cryptocurrencies: A Comparative Analysis”. O estudo tem como um dos autores o Professor Rui Dias, investigador do Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO).
A investigação analisou a eficiência de mercado de diversas criptomoedas, distinguindo entre ativos digitais convencionais como o Bitcoin e o Ethereum, e moedas verdes como Cardano, Stellar e IOTA. O período de análise abrangeu dados de janeiro de 2018 a novembro de 2023.
Os resultados demonstram que certas criptomoedas apresentam comportamentos persistentes com memória longa, favorecendo estratégias de investimento de longo prazo, enquanto outras mostram características antipersistentes, adequadas a estratégias de curto prazo.
Este trabalho destaca-se pela relevância no atual contexto de transformação digital e sustentabilidade financeira, e confirma o contributo ativo do IPLUSO na investigação aplicada a sistemas financeiros emergentes.
Leia o artigo