Artigo publicado por docente do IPLUSO, analisa o impacto dos acontecimentos globais nas competências socioemocionais dos adolescentes
O artigo intitulado "Empathy and Socio-Emotional Competencies: The Perception of Portuguese Adolescents in Today’s Changing Environment", recentemente publicado pelo Professor Miguel Faria da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches (ERISA) do Instituto Politécnico da Lusofonia, explora o impacto dos recentes acontecimentos globais na empatia e nas competências socioemocionais dos adolescentes portugueses.
O estudo, envolveu 230 adolescentes entre os 16 e 18 anos, e avaliou competências socioemocionais e reatividade interpessoal, considerando fatores como sexo, estado de relacionamento, residência e nível educacional. Entre os principais resultados, destacou-se que as raparigas demonstraram maiores níveis de empatia, enquanto os rapazes apresentaram uma maior autoconsciência. Adolescentes em relacionamentos exibiram competências socioemocionais mais desenvolvidas, ao passo que aqueles sem relacionamentos demonstraram maior sofrimento pessoal.