Notícias
Investigadores do IPLUSO distinguidos com o Prémio de Excelência na Investigação
20 de outubro de 2026

O IPLUSO apresentou projetos de investigação e inovação na 6.ª edição do Criar Ciência e conquistou o Prémio de Excelência na Investigação Fazer+
O IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia participou na 6.ª edição do evento Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona, realizada a 10 de setembro, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona. A iniciativa contou com a apresentação de projetos de investigação e inovação da instituição, que foi distinguida com o Prémio de Excelência na Investigação Fazer+.
A participação incluiu três exposições na Mostra de Ciência e Inovação, dinamizadas pelos docentes e investigadores Bruno Victor, Luís Pires, Ana António, Gilberto Colaço, Gabriel Colaço e Catarina Lira Pereira. O IPLUSO contou ainda com duas apresentações no âmbito dos Prémios Fazer+, realizadas por Ana António e Carlos Barros.
O Prémio de Excelência na Investigação Fazer+ foi atribuído ao projeto apresentado pelo Professor Bruno Victor e pela sua equipa da unidade de investigação CBEL – Computational Biomolecular Engineering Lab.
Esta distinção destaca o trabalho desenvolvido pelos investigadores do IPLUSO e a importância da investigação aplicada na produção de conhecimento científico e na procura de respostas para desafios concretos.
Investigação que transforma conhecimento em impacto
A investigação ganha relevância quando o conhecimento científico contribui para compreender problemas e encontrar respostas para necessidades reais. Através da investigação aplicada e da inovação, o IPLUSO promove a ligação entre a produção científica, a experimentação e a aplicação prática do conhecimento.
Esta abordagem aproxima a investigação dos contextos em que pode fazer a diferença, criando oportunidades para que o conhecimento desenvolvido na academia contribua para o progresso científico, tecnológico e social.











