Skip to main content

Notícias

Licenciatura em Educação Básica desenvolve um projeto de investigação sobre o Ambiente e Sustentabilidade

Os problemas ambientais que mais preocupam os jovens na atualidade

No âmbito da Unidade Curricular de Ambiente e Sustentabilidade do curso de Licenciatura em Educação Básica, foi desenvolvido um projeto de investigação sobre Os problemas ambientais que mais preocupam os jovens na atualidade. A crescente preocupação com questões ambientais tem despertado interesse em várias camadas da sociedade, incluindo os jovens. Nesse sentido, elaborou-se um projeto que abordou o papel dos jovens na preservação ambiental, destacando-se o uso de podcasts, entrevistas com vereadores e presidentes de Junta de Freguesia, inquéritos por questionário dirigidos aos jovens, rubricas para um programa de rádio e mesas redondas como recursos eficazes para envolver os estudantes nesse importante debate, através da aplicação de metodologias ativas. 

Essas metodologias ativas encorajam os estudantes a se tornarem agentes de mudança, promovendo o envolvimento e a conscientização em relação às questões ambientais. Atualmente, os podcasts, como ferramenta de comunicação e disseminação de conhecimento, podem ser utilizados, como plataformas para compartilhar experiências, discutir problemáticas ambientais e fornecer orientações práticas sobre a preservação do meio ambiente entre outras abordagens. 

O inquérito por questionário, criado e aplicado pelos estudantes, permitiu recolher dados e informações relevantes, bem como identificar as áreas nas quais os jovens se desejam envolver ou aprofundar os seus conhecimentos. As rubricas elaboradas para o programa de rádio possibilitaram sensibilizar e difundir mensagens de conscientização ambiental através desse meio de comunicação. 

Todas estas atividades tinham como objetivo incentivar o pensamento crítico e colaborativo, permitindo que os estudantes se sintam parte de um movimento maior em prol da sustentabilidade. Ao proporcionar espaços para expressão, aprendizagem e colaboração, estamos a trabalhar para capacitá-los a construir um futuro mais sustentável e consciente.

“Se cada pessoa começasse pela sua casa, pelos amigos, talvez os resultados seriam mais vísiveis...”

“O facto dos recursos se esgotarem está muito relacionado com a forma como o ser humano gasta esses mesmos recursos…”


publicado em: 27 setembro 2024 | modificado em: 24 fevereiro 2025