Skip to main content

Notícias

O Potencial dos Serious Game na Educação

Uma perspetiva inovadora dos videojogos, destacando o seu impacto no desenvolvimento da educação e aprendizagem

No último dia 6 de junho, o doutorando Steve Hawthorn, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Professora Nagayamma Aragão, promoveram uma aula demonstrativa do potencial dos serious games como ferramentas pedagógicas, com o uso de um protótipo. 

Dada a importância histórica do terramoto de 1755 em Lisboa, é crucial revisitar esses eventos e capacitar crianças e jovens para eventos futuros, como os impactos das mudanças climáticas, por meio de metodologias ativas. O protótipo desenvolvido pelo doutorando concentra-se na abordagem dos tsunamis e no uso de serious games como ferramenta educacional, principalmente para adolescentes residentes em Lisboa.

A metodologia ativa, adotada, representa uma abordagem educacional na qual os alunos desempenham um papel ativo no seu próprio processo de aprendizagem. Em contraste com métodos mais tradicionais, nos quais os alunos são predominantemente recetores passivos de informações, as metodologias ativas incentivam a participação ativa, a colaboração, a resolução de problemas e a aplicação prática do conhecimento. 

O objetivo principal é envolver os alunos de forma mais profunda, promovendo uma compreensão mais significativa dos conteúdos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais essenciais.


publicado em: 27 setembro 2024 | modificado em: 15 setembro 2025