Investigação avalia a escolha de auditores em instituições financeiras da Indonésia
O artigo científico “Determinants of Auditor Choice: Evidence from Sharia Commercial Banks in Indonesia” foi publicado na edição de janeiro de 2025 do Journal of Ecohumanism (Vol. 4, N.º 1), revista indexada na SCOPUS.
A investigação, da qual é coautor o Docente Rui Dias, docente e investigador do Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO), explora os fatores que determinam a escolha de auditores externos por bancos comerciais islâmicos na Indonésia. Com base em dados de 72 observações entre 2016 e 2023, o estudo recorre a modelos de regressão logística para avaliar o impacto da governance corporativa, complexidade organizacional, estrutura acionista e presença de capital estrangeiro.
Os resultados evidenciam que mecanismos de governance e concentração acionista influenciam negativamente a opção por auditores da Big Four, revelando uma lógica de racionalização de custos que preserva os padrões de qualidade. A participação do Professor Rui Dias neste trabalho internacional sublinha o seu contributo ativo para a investigação aplicada nas áreas de finanças, auditoria e mercados emergentes, com enfoque na interseção entre accountability e modelos organizacionais não convencionais.
Esta publicação reflete o compromisso do IPLUSO com a investigação científica de excelência, a internacionalização do conhecimento e a formação de professores-investigadores com impacto real nos desafios globais da economia e da governação.
Leia o artigo