Ensino Lusófona
ptenfrdees

Instituto

Apresentação do IPLuso

O Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO) é, nos termos do RJIES, uma instituição de ensino superior politécnico privado que teve o reconhecimento de interesse público através do Decreto-Lei n.º 77/2019, de 4 junho e viu publicados os seus estatutos pela Portaria nº 188/2019 de 21 junho. Integra seis unidades orgânicas (escolas superiores politécnicas) e uma unidade orgânica de investigação (centro de investigação). As Escolas Superiores têm como principal objetivo a promoção do conhecimento científico, tecnológico e artístico, nas áreas da Comunicação, Artes, Educação, Engenharia e Tecnologia, Gestão, Turismo e Saúde (humana e animal). O Centro de Investigação tem como objetivo promover e desenvolver a investigação científica fundamental e aplicada nas diferentes áreas do saber e promover atividades de extensão à sociedade.

São unidades orgânicas do IPLUSO:

  • EET – Escola Superior Engenharia e Tecnologias;
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes;
  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches;
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração;
  • ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia;
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal.
  • CI – Centro de Investigação.

Missão do IPLuso

A criação do IPLUSO insere-se num processo global de reorganização de um conjunto dos estabelecimentos de ensino superior de natureza politécnica que partilham entre si os valores de promoção da lusofonia e dos países que integram este espaço linguístico e cultural, a saber, a ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches e o ISCAD – Instituto Superior de Contabilidade e Administração, que por via deste processo foram extintos e passaram a integrar este novo instituto Politécnico. A criação do IPLUSO pretende reforçar a rede de ensino superior de natureza Politécnica no nosso País, reforçando a sua competitividade e contribuindo para a capacidade deste sub-sector de melhor responder aos desafios da nossa sociedade na próxima década.´~

As diferentes escolas que irão integrar o IPLUSO (ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem Estar Animal; ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração; ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes; EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologia e ESEL / Escola Superior de Educação da Lusofonia) materializam não só o desejo de continuar por novos e mais adequados meios o projeto educativo desses estabelecimentos de ensino, mas principalmente de reforçar a capacidade de sistema de promover o desenvolvimento de oferta de nível superior com um cariz mais vocacional e profissionalizante apta a responder aos desafios e necessidades de formação de Portugal e dos diferentes países que integram o espaço da lusofonia.

Como Instituição de Ensino Superior, o IPLUSO defende elevados padrões académicos, científicos e profissionais, obrigações sociais, culturais e económicas, sustentabilidade ambiental, diversidade, igualdade de oportunidades, a integridade e a liderança. Valoriza a boa gestão financeira, como meio de garantir a sua atividade académica, assumindo o controlo do seu próprio destino.

No IPLUSO, a pesquisa aplicada, o ensino e a transferência de conhecimentos estão a par com o propósito de cumprir a sua visão e satisfazer as necessidades dos seus estudantes.

O IPLUSO compartilha os seguintes valores:

  • Enfoque no desenvolvimento de programas de formação originais que cubram as mais variadas áreas do saber sempre com um claro pendor profissionalizante e adequado às reais necessidades de quadros e profissionais do País;
  • Enfoque em programas que aliem competências especializadas relevantes com o potencial de transferência de saberes aplicados;
  • Trabalho em equipa e comunicação;
  • Focalização no colaborador;
  • Responsabilidade + integridade = propriedade;
  • Melhoria contínua;
  • Ajudar os seus estudantes a atingir os seus objetivos.

A missão do IPLUSO é ser um instituto de referência no ensino superior de cariz técnico, tecnológico e aplicado no contexto de Portugal e do Espaço Lusófono, sem relegar para um plano secundário a inserção de Portugal num espaço europeu onde cada vez mais os saberes aplicados e transferíveis assumem particular relevância. O principal objetivo do IPLUSO é ser líder no ensino superior politécnico em Portugal, ampliando e aprofundando o legado do conhecimento gerado no seu interior em ordem a passar os benefícios desse conhecimento para outros, nomeadamente para os atores mais relevantes do tecido económico, social e cultural de Portugal e de todo o espaço Lusófono. A sua missão é ser competitivo, ser intensivo no conhecimento aplicado, colocar o estudante no centro da aprendizagem, tendo em consideração as responsabilidades económicas, sociais e culturais da Instituição, numa perspetiva local e regional, sem esquecer ainda os outros mercados em que intervém. Estando localizado na região de Lisboa e Vale do Tejo, o instituto tem como particular missão poder contribuir para o reforço da competitividade desta região e para a ampliação da sua capacidade de poder formar quadros aptos a competir nos mais variados contextos nacionais e internacionais, bem como atrair estudantes desejosos de um ensino aplicado e válido no contexto social e económico de cada vez maior complexidade e incerteza.

O IPLUSO promoverá a mobilidade efetiva de estudantes e docentes, tanto a nível nacional como internacional, com especial relevo para os países de expressão oficial portuguesa e países do espaço europeu.

O IPLUSO valorizará as atividades dos seus docentes, investigadores, alunos e funcionários, estimulando a formação intelectual e profissional e assegurando as condições para que todos os cidadãos possam ter acesso à aprendizagem ao longo da vida.

O IPLUSO tem o direito e o dever de participar, através das suas escolas e unidades integradas ou isoladamente, em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico

O IPLUSO deverá ainda contribuir para a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando ações de apoio à difusão da cultura e ciência disponibilizando os recursos necessários a esses fins.

Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2024 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.