Instituto
Apresentação do IPLuso
Foi publicado no dia 04 de junho de 2019 em Diário da República, o Decreto-Lei que reconhece o interesse público do IPLUSO - Instituto Politécnico da Lusofonia.
O Instituto Politécnico da Lusofonia é um estabelecimento de ensino politécnico vocacionado para o ensino ao nível dos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais e das Licenciaturas (1º Ciclo) , para a investigação orientada e para a prestação de serviços nos domínios de especialização das diferentes unidades orgânicas, que atuarão nos mais diversos domínios do saber, desde a gestão e administração à comunicação e artes, passando pelas ciências e tecnologias da saúde humana e animal, engenharias, turismo e educação. O IPLUSO- Instituto Politécnico da Lusofonia resulta da fusão de duas escolas anteriormente existentes, a ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches e o ISCAD – Instituto Superior de Ciências da Administração, às quais se vieram juntar quatro novas unidades orgânicas noutros domínios do saber, em consonância com o ensino politécnico ministrado em estabelecimentos do Grupo Lusófona, localizados em Lisboa.
As unidades orgânicas que integram o IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia e que irão ministrar Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e licenciaturas (1º Ciclo) em diferentes domínios do saber, da gestão e administração à comunicação e artes, passando pelas engenharias, educação, turismo e ciências e tecnologias da saúde humana e animal são:
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
A sua criação assinala um momento crucial no desenvolvimento do projeto educativo destas Instituições, mas também na consolidação e desenvolvimento do ensino superior politécnico em Portugal. O IPLUSO é um projeto ambicioso, que aponta para a criação de um grande instituto Politécnico de referência que, embora com sede em Lisboa, possa atuar em Portugal e em todos os Países de Língua Portuguesa. Este é um projeto novo mas já alicerçado numa experiência de várias décadas de desenvolvimento de atividades de ensino superior e técnico profissional e investigação pelas escolas que estão na sua génese.
Para todos nós o IPLUSO representará uma grande oportunidade! A integração numa instituição de grande dimensão significa que todos podemos beneficiar de uma massa crítica em maior escala e de maiores recursos para desenvolvermos os nossos projetos e atingirmos os resultados a que ambicionamos. Para que isso seja possível, o IPLUSO precisa desde a primeira hora do contributo e do empenho de todos.
Começou um novo desafio que vamos vencer! Acabou de nascer o IPLUSO!
Missão do IPLuso
A — O Instituto Politécnico da Lusofonia, adiante também designado por Instituto ou IPLuso, é uma instituição de ensino superior politécnico privado, criado pala SESC,S.A.. Teve o reconhecimento de interesse público através do Decreto-Lei n.º 77/2019, de 4 junho e viu publicados os seus estatutos pela Portaria nº 188/2019 de 21 junho. A missão e objetivos do IPLuso é estar ao serviço da sociedade através da qualificação de alto nível, da produção e difusão do conhecimento, bem como da formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes, num quadro de referência internacional bem como da realização e promoção de atividades de investigação, desenvolvimento e extensão bem como a prestação de serviços à sociedade em geral e às empresas em particular.
B — O IPLuso promoverá a mobilidade efectiva de estudantes e docentes, tanto a nível nacional como internacional, com especial relevo para os países de expressão oficial portuguesa e países do espaço europeu.
C— O IPLuso valorizará as atividades dos seus docentes, investigadores, alunos e funcionários, estimulando a formação intelectual e profissional e assegurando as condições para que todos os cidadãos possam ter acesso à aprendizagem ao longo da vida.
D — O IPLuso tem o direito e o dever de participar, através das suas escolas e unidades integradas ou isoladamente, em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico
E — O IPLuso deverá ainda contribuir para a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando acções de apoio à difusão da cultura e ciência disponibilizando os recursos necessários a esses fins.