Instituto

Apresentação do IPLuso

O Instituto Politécnico da Lusofonia, adiante também designado por Instituto ou IPLuso, é, nos termos do RJIES, uma instituição de ensino superior politécnico privado, criado pala SESC, S.A.. Teve o reconhecimento de interesse público através do Decreto-Lei n.º 77/2019, de 4 junho e viu publicados os seus estatutos pela Portaria nº 188/2019 de 21 junho. O IPLUso integra 6 unidades orgânicas (escolas superiores politécnicas) e uma unidade orgânica de investigação (centro de investigação). As Escolas Superiores têm como principal objetivo a promoção do conhecimento científico, tecnológico e artístico, nas áreas da Comunicação, Artes, Educação, Engenharia e Tecnologia, Gestão, Turismo, Saúde (humana e animal).

Ao Centro de Investigação tem como objetivo promover e desenvolver a investigação científica fundamental e aplicada nas diferentes áreas do saber e promover atividades de extensão à sociedade.

As unidades orgânicas são:

  • EET - Escola Superior Engenharia e Tecnologias
  • ECIA - Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • ERISA - Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD - Escola Superior de Ciências da Administração
  • ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia
  • ESPA - Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
  • CI – Centro de Investigação

Missão do IPLuso

A — O Instituto Politécnico da Lusofonia, adiante também designado por Instituto ou IPLuso, é uma instituição de ensino superior politécnico privado, criado pala SESC,S.A.. Teve o reconhecimento de interesse público através do Decreto-Lei n.º 77/2019, de 4 junho e viu publicados os seus estatutos pela Portaria nº 188/2019 de 21 junho. A missão e objetivos do IPLuso é estar ao serviço da sociedade através da qualificação de alto nível, da produção e difusão do conhecimento, bem como da formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes, num quadro de referência internacional bem como da realização e promoção de atividades de investigação, desenvolvimento e extensão bem como a prestação de serviços à sociedade em geral e às empresas em particular.

B — O IPLuso promoverá a mobilidade efectiva de estudantes e docentes, tanto a nível nacional como internacional, com especial relevo para os países de expressão oficial portuguesa e países do espaço europeu.

C— O IPLuso valorizará as atividades dos seus docentes, investigadores, alunos e funcionários, estimulando a formação intelectual e profissional e assegurando as condições para que todos os cidadãos possam ter acesso à aprendizagem ao longo da vida.

D — O IPLuso tem o direito e o dever de participar, através das suas escolas e unidades integradas ou isoladamente, em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico

E — O IPLuso deverá ainda contribuir para a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando acções de apoio à difusão da cultura e ciência disponibilizando os recursos necessários a esses fins.

Direitos de autor © 2019 IPLUSO - Instituto Politécnico da Lusofonia. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.