Skip to main content

IPLUSO 19233

Andragogia em Enfermagem

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Andragogia na Enfermagem assume-se como um espaço de descoberta, experimentação e consolidação de competências para preparar os estudantes a terem uma atitude proativa no seu futuro profissional. Os domínios de intervenção para os quais a Unidade Curricular prepara são: formação em contexto de trabalho, seja ela in-job ou on-job; a supervisão clínica pré e pós-graduada, competências no dominio reflexivo e prático e o desenvolvimento da Metodologia Baseada em Projectos.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos 1.Conceitos fundamentais: aprendizagem, formação, educação, desenvolvimento e mudança. 2. Modelos e práticas de formação de adultos. 3. Modelos e práticas de análise de necessidades de formação. 4. Pedagogia por objectivos. 5. Pedagogia por projecto. 6. Conceções de avaliação das aprendizagens. 7. Conceitos de formação inicial, contínua e em contexto de trabalho. 8. Modelo ecológico da formação. 9. Dispositivos de formação em contexto de trabalho.
  • ObjectivosObjectives
    Compreender e adoptar princípios andragógicos ao perspectivar dispositivos de formação. 1. Desenvolver competências nos domínios da seleção, pesquisa, organização e tratamento da informação. 2. Incorporar conceitos associados à formação em contexto de trabalho e ao desenvolvimento profissional. 3. Compreender o conceito e as práticas de identificação de necessidades de formação de forma a garantir a qualidade dos cuidados e o desempenho individual e colectivo. 4. Definir práticas de formação de desenvolvimento do desempenho individual e colectivo. 5. Definir indicadores de avaliação do dispositivo de formação em contexto de trabalho. 6. Promover a consciência da necessidade de formação ao longo da vida, apoiada em saberes específicos intrínsecos quer à área disciplinar de Enfermagem quer da Educação. 7. Mobilizar a investigação como uma estratégia de desenvolvimento profissional em enfermagem.
  • BibliografiaBibliography
    .1. Alarcão, I. Supervisão e Colab oração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora, 2013. 2. Canário, R. Formação e Situações de Trabalho. Porto: Porto Editora, Colecção Ciências da Educação, 1997. 3. Longo, J. J. R. O valor formativo do practicum. Perspetivas docentes e discentes na formação inicial em Enfermagem. Düsseldorf: Novas Edições Académicas, 2017. 4. Rodrigues, Z. Educação e Formação de Jovens e Adultos: Parcerias Entre Escolas e Empresas. Lisboa: Chiado Books, 2019. 5. Rodrigues, et al. Processos de Formação na e para a prática de cuidados. Lisboa: Lusociência, 2007. 6. Sá-Chaves, I.(Org.). Formação, conhecimento e supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011 7.Serra, M. N. Aprender a ser Enfermeiro, A construção identitária profissional por estudantes de Enfermagem. Loures: Lusociência, 2013. 8. Silvestre, C.A.S. Educação e Formação de Adultos e Idosos. Lisboa: Instituto Piaget, Coleção Horizontes Pedagógicos, 2019.  
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não