IPLUSO 4423
Animação 2D e 3D
Produção de Conteúdos Audiovisuais (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA UC Animação 2D e 3D tem como finalidade transmitir os conhecimentos necessários à elaboração de projetos na área do audiovisual e multimédia, recorrendo às novas tecnologias e a software profissional de mercado como o Blender, Adobe Photoshop e Premiere. O domínio destas ferramentas, tecnologias e técnicas permite alargar as possibilidades de soluções e recursos do estudante na área da animação.
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ProgramaProgramme- Técnica e estética da imagem animada. - Apresentação de projetos de animação de cariz experimental (visual e narrativo). - Princípios de animação (12 regras Disney). - Conceitos e prática de animação Stop Motion (2D). - Conceitos e Prática de Rotoscopia. - Técnicas de Rotoscopia digital. - Técnicas de Animação em ambientes 3D. - Introdução à animação 3D. Modelação 3D de um logotipo. - Aplicação de um ambiente de luz. - Técnicas de renderização.
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ObjectivosObjectivesEsta disciplina tem o objectivo de apresentar um conjunto de técnicas de animação - Rotoscopia, Stop Motion e Animação Digital 3D - para que possam ser exploradas e aplicadas em projetos de animação para televisão. É assumido, dentro deste contexto, o desenvolvimento da capacidade do aluno em conceber e produzir projetos animados, explorando as três técnicas referidas. As orientações expostas ao longo dos conteúdos programáticos da disciplina visam criar metodologias de trabalho que estejam de acordo com os princípios lecionados em UCs anteriores do curso, nomeadamente de Cultura visual, Operações de câmara e Vídeo, Edição e Pós-produção, Design e Fotografia. Neste sentido, os estudantes terão de criar dois separadores animados para televisão, seguindo um processo de construção que esteja de acordo com os princípios referidos.
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BibliografiaBibliographyWILLIAMS, R. - The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators. London: Faber & Faber, 2012. ISBN 086547897X. WOOLMAN, M. - Motion Design, Moving Graphics for Television, MusicVídeo, Cinema, and Digital Interfaces. London: Rotovision, 2004. ISBN 2880467896. WALSH, C. - Stop Motion Filmmaking, The Complete Guide to Fabrication and Animation. London: Bloomsbury Academic, 2019. ISBN 1474268048. BRATT, Benjamin - Rotoscoping: Techniques and Tools for the Aspiring Artist. Burlington: Elsevier, 2011. ISBN 9780240817040. The Blender Foundation - Blender 3.2 Reference Manual (2022). https://docs.blender.org/manual/pt/dev/ The Blender Foundation - Tutorials (2022). https://www.blender.org/support/tutorials/
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MetodologiaMethodologyA Unidade Curricular emprega um modelo de ensino presencial e um regime de avaliação contínua, fazendo uso de abordagens pedagógicas expositivas e ativas para familiarizar os estudantes com uma variedade de ferramentas e métodos de trabalho. A apresentação do conteúdo programático será efetuada mediante a utilização de apresentações audiovisuais e PowerPoint. Os estudantes desenvolvem projetos e exercícios práticos durante as aulas, sob a orientação contínua do docente. Para apoio aos projetos e exercícios, será ainda disponibilizado ao estudante informação adicional na plataforma Moodle.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão