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IPLUSO 15914

Animação Digital

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina desenvolve competências técnicas e artísticas em desenho animado digital, integrando criação, edição e análise de sequências animadas com orientação para a expressividade gráfica e a aplicabilidade profissional.  
  • ProgramaProgramme
    CURTA-METRAGEM NARRATIVA E/OU EXPERIMENTAL Curta-metragem animada e sua divulgação . Noções históricas e conceptuais: persistência retiniana, brinquedos óticos, cronofotografia, animação, cinema; . Aplicação de competências específicas das várias fases de produção de uma curta-metragem (pré-produção, produção, pós-produção, disseminação e divulgação); . Criação de narrativas (logline), personagens (character sheet e turnaround) e cenários (apropriados para o efeito paralaxe); . Guião (Hollywood standard) e Storyboarding; . Desenvolvimento das sequências animadas (walking cycle, lip sync, keyframes e inbetweens); . Animação em software de edição não-linear; . Banda sonora open-source, diálogos, sons e efeitos sonoros (foley); . Tipografia para animação (genérico e créditos finais); . Exportação para o pequeno e o grande ecrã e publicação na web; . Suportes e estratégias de comunicação e divulgação impressa e na web (cartaz e trailer).
  • ObjectivosObjectives
    Adquirir saberes e competências técnicas e artísticas no âmbito da imagem-movimento através do desenho animado digital. Animar formas e personagens com recurso a técnicas e metodologias digitais. Desenvolver competências na sequenciação de desenhos em software de edição não-linear e exportar ficheiros. Analisar, interpretar e descodificar sequências animadas através dos seus elementos narrativos, cinéticos e visuais. O projeto de desenho animado digital permite estimular continuamente a capacidade de produção de conteúdos audiovisuais, bem como a aquisição de saberes e competências na interpretação e criação gráfica exploratória de conceitos e ideias. A abordagem aos conteúdos programáticos mediante o desenvolvimento do projeto permite a mobilização contínua de saberes e competências técnicas e facilita a aquisição de vocabulário e de competências metodológicas conducentes a uma mais fácil integração no mercado de trabalho.
  • BibliografiaBibliography
    . Blair, P. (2020) Cartoon Animation with Preston Blair, Revised Edition: Learn techniques for drawing and animating cartoon characters. Walter Foster Publishing. . Denis, S. (2010). O Cinema de Animação. Edições Texto & Grafia. . Enns, A. (2022). Time-Critical Animation: Comics, Cartoons, Computers. Journal of Science and Technology of the Arts, 14(3), 11-28. . Luz, F. C. (2009). Animação digital: reflexos dos novos medias nos conceitos tradicionais de animação. In VIII Congresso LUSOCOM. Lisboa (pp. 919-936). . Mateu-Mestre, M. (2010). Framed Ink: Drawing and Composition for Visual Storytellers. Design Studio Press. . Riley, C.(2021). The Hollywood Standard - Third Edition: The Complete and Authoritative Guide to Script Format and Style. Michael Wiese Productions. . Rousseau, D., e Phillips, B. (2013). Storyboarding Essentials: SCAD Creative Essentials (How to Translate Your Story to the Screen for Film, TV, and Other Media). Watson-Guptill.
  • MetodologiaMethodology
    O processo de ensino/aprendizagem adota uma abordagem teórico-prática baseada na demostração de exemplos reais e práticos; no contacto direto com as tecnologias necessárias à produção de curtas-metragens animadas narrativas e/ou experimentais com recurso ao desenho digital; no desenvolvimento de metodologias de trabalho, pesquisa e processos criativos; na análise crítica coletiva no final das aulas sobre todo o trabalho realizado.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não