Skip to main content

IPLUSO 19604

Antropologia Forense

Laboratório Forense e Criminal (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A antropologia forense envolve o uso de uma variedade de métodos e teorias sobre a biologia humana para responder a questões judiciais e jurídicas. Assim, está dirigida às situações em que os cadáveres se encontram total ou parcialmente esqueletizados, e em cadáveres que já perderam os traços fisionómicos com os objetivos primários centrados na identificação forense, na datação do cadáver e na assistência da abordagem da causa e circunstância da morte. Esta unidade curricular fornece uma introdução à prática da antropologia forense. Através da realização de aulas expositivas e sessões de laboratório alternadas, serão abordados os tópicos de biologia esquelética, doenças e traumas que podem ser vistos em ossos, métodos usados por antropólogos forenses e as preocupações éticas que surgem ao trabalhar com restos mortais humanos num contexto médico-legal e forense. 
  • ProgramaProgramme
    O processo de identificação. Introdução à Antropologia Forense. O exame de antropologia no âmbito das peritagens médico-legais. Limites e perspetivas do esqueleto humano como base da antropologia forense. Introdução à Medicina Dentária Forense. Nomenclatura na antropologia dentária. A identificação positiva a partir de restos bucais esqueletizados. Estudo das mordeduras. Datação de restos esqueletizados: métodos morfológicos e quantitativos.
  • ObjectivosObjectives
    Identificar os critérios para a diagnose sexual, estimativa da idade de morte, da afinidade populacional e da estatura. Reconhecer os fatores de individualização, designadamente de lesões traumáticas do esqueleto. Reconhecer a importância da dentição para a identificação de restos cadavéricos.
  • BibliografiaBibliography
    Christensen A, Passalacqua N, Bartelink E (2019). Forensic Anthroplogy: Current Methods and Practice. Hardcover ISBN: 978012815734. Cunha, E. (2011). Antropologia Forense e Investigação Criminal. Investigação Criminal, nº 2, novembro, pp. 202-219. Buikstra, J; Ubelaker, D. (eds). (1994). Standards for data Collection from human skeletal remains. Arkansas Archaeological Survey Research Series. Nº44. Reichs, K. & Bass, W. M. (1998). Forensic Osteology. Advances in the identification of Human Remains. 2 edition. Charles C. Thomas Pub Ltd.  Palmela Pereira C (2012) Medicina Dentária Forense. Lidel. Brkic, H (2021) Textbook of forensic odonto-stomatology by IOFOS (1st edition) Naklada Slap. ISBN: 9789531919401 Iscan & Steyn 2013. The Human Skeleton in Forensic Medicine. 3ed. Charles Thomas. Houck MM. (ed.) 2017. Forensic Anthropology. Advanced Forensic science Series. London; Academic Press.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos. Nas aulas práticas, o estudante tem acesso previamente às atividades que serão realizadas em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Os planos de sessão de aula são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual, e posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não