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IPLUSO 15338

Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    "A espécie humana é a única espécie biológica programada geneticamente para adquirir os sistemas altamente complexos, estruturados e específicos que são as línguas naturais" (A LM na Educação Básica, 1997,p.15). Nas últimas décadas, assistimos a um enorme desenvolvimento do conhecimento sobre a forma como a criança adquire a linguagem, nem sempre isento de controversia. A aquisição da linguagem permite à criança, entre outros aspetos, expressar-se, organizar a informaçao, construir a sua identidade e adentrar o horizonte da leitura e da escrita.Esta UC, que contemplaa formação de docentes para dois níveis distintos (Jardim de Infância e 1º CEB), pretende ser um espaço de aprendizagem e reflexão, fomentando o conhecimento sobre a complexidade deste processo de aquisiçaõ e desenvolvimento
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Abordagem de algumas teorias explicativas sobre a aquisição da linguagem Teoria Behaviorista deAquisição da LinguagemPreencher Descritivo Teoria Inatista de Aquisição da Linguagem. Teoria Cognitivista de Aquisição da Linguagem~. Teoria Funcionalista/Emergentista de Aquisção da Linguagem. Especificidade da Linguagem Humana] Identificação de marcos e etapas do desenvolvimento da linguagem na Infância. A importância da comunbicação verbal no Jardim de Infância. Exemplificação e preparação de algumas atividades a desenvolver. A importância do desenvolvimento da consciência linguística no Jardim de Infância. Exercícios práticos. Dos comportamentos emergentes de leiryra e de escrita à aprendizagem da Leitura e da Escrita. Desenvolvimento da consciência linguística e ensino da Gramática.
  • ObjectivosObjectives
    São objetivos desta UC: 1. Conhecer algumas teorias explicativas da aquisição da linguagem. 2. Identificar fases do conheciemnto da linguagem e sua relação com a aprendizagem. 3. Adquirir e  aplicar conceitos psico/socio(linguísticos necessários à compreensão das temáticas em estudo. 4. Caracterizar produções verbais das crianças, observadas em contextos naturais.
  • BibliografiaBibliography
    Costa, J.& Santos, A.L. A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças.2ª Edição. Lisboa : Caminho.  2004.  ISBN: 972-21-1542-1. Freitas, M. J. & Santos, A. L.  (eds.) Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português. 1ª edição.(Textbooks in Language Sciences 3). Berlin: Language Science Press. 2017. Disponível em: https://langsci-press.org/catalog/book/160 Sim-Sim, I. Aquisição da linguagem: um olhar retrospectivo sobre o percurso do conhecimento in M. J. Freitas & A. L. Santos (eds) Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 3-31: Berlin: Language Sciences Press.  (2017). DOI: 10.5281/zenedo.889417I Sim-Sim et al A LM na Educação Básica. Lisboa: ME/DEB. 1997. ISBN: 972-742-084-2.  Xavier, F.& Mateus M.H. (orgs). (1992). Dicionário de Termos linguísticos. Disponível em: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=terminology  
  • MetodologiaMethodology
    Promovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate,  discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não