IPLUSO 19379
Biomecânica e Cinesiologia Aplicada
Osteopatia (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA prática Osteopatica fundamenta-se na perfeita relação entre os componentes estruturais, somáticos e as funções que a eles estão associados. Assim, o desiquilibrio, o desajustamenti e a disfuncionalidade das estruturas somáticas, sejam elas músculo-esquléticas ou outras associadas (viscerais, vasculares, circulatórias ou neurais) têm uma fundamental importância no funcionamento do organismo e no seu equilibrio homeostatico, podendo-se relacionar com diferentes estados de vitalidade orgânica, saúde e doença.
-
ProgramaProgramme1.Definição, âmbito e história da Cinesiologia e da Biomecânica. 2. Cinemática e o movimento do corpo humano. 2.1. Referencial do estudo corporal; 2.2. Terminologia do movimento articular. 3. Cinética & as forças que atuam no corpo humano. 3.1. Conceitos básicos; 3.2. Cargas mecânicas que atuam sobre o corpo; 3.3. Alavancas; 3.4. Leis de Newton aplicadas ao corpo humano. 4. Fisiologia e Biomecânica dos tecidos. 4.1. Tecido ósseo - as alavancas; 4.2. Articulações e os fulcros; 4.3. Músculo-esquelético e as forças; 4.4. Fáscia e os invólucros; 4.5. Tecido nervoso e os fios; 5. Osteocinemática, artrocinemática e cadeias cinéticas. 6. Cinesiologia do movimento articular. 7. Biomecânica da marcha. 8. A Postura.
-
ObjectivosObjectivesTransmitir um conhecimento genérico da história da biomecânica e cinesiologia e sua aplicação a Osteopatia; Conhecer os conceitos fundamentais da mecânica, cinética e cinemática e sua aplicação ao corpo humano; Relacionar a fisiologia dos tecidos do aparelho músculo-esqueléticos e com a Biomecânica e Cinesiológica; Compreender a importância da relação entre a anatomia, a fisiologia e os princípios da mecânica; Relacionar a forma das estruturas anatómicas com a sua função á luz dos princípios da mecânica; Conhecer e aplicar os conceitos de cadeia cinética, de movimento osteocinemático e artrocinemático; Compreender a importância da mecânica na interpretação da disfunção somática e dos princípios terapêuticos manipulativos; Desenvolver aptidões de observação e classificação de padrões de marcha e de postura; Identificar, interpretar e descrever os efeitos da mecânica na estrutura corporal.
-
BibliografiaBibliographySeffinger, M. (2018), Foundations of Osteopathic Medicine: Philosophy, Science, Clinical Applications, and Research, 4th Edition, Wolters Kluwer, ISBN/ISSN : 9781496368324 Johnston, R. ( 2016), Osteopathic Principles: Applied in Mechanics and Treatment, 1th Edition, Canadian Academy of Osteopathy Press Hebgen,E.; Richer, P. (2009), Triger points and muscle chains in osteopathy, Thieme Auberville, A.; Aubin, A.( 2017), Motility in osteopathy: From embriology to clinical practiceI. Handspring Publishing
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão