IPLUSO 18942
Bioquímica Clínica I
Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Bioquímica Clinica irá incidir na relação entre os processos bioquímicos ao nível celular e os processos fisiológicos que ocorrem no corpo humano, focando-se em exemplos de processos bioquímicos alterados em doenças humanas. Neste sentido, o aluno irá ter uma visão integrada das várias vias metabólicas e da sua regulação, com maior ênfase nas correlações clínicas, que descrevem estados bioquímicos em estados de doença (com detalhe ao nível bioquímico e genético), aprendendo que os parâmetros bioquímicos devem ser analisados e monitorizados. Esta unidade terá uma importante componente prática onde o estudante irá usar metodologias e analisar parâmetros usados num laboratório clínico, de forma a desenvolver o espirito critico, e a forma coerente da apresentação de resultados, que é fundamental em qualquer área profissional.
-
ProgramaProgramme1 Introdução à Bioquímica Clínica 2 Amostragem e qualidade 3 Métodos usados em Bioquímica Clínica 3.1 Avaliação laboratorial das proteínas: Metabolismo proteico. Biossíntese dos aminoácidos não essenciais .Aplicação diagnóstica de algumas proteínas. Enzimologia clinica. Métodos de estudo das proteínas .3.2 Avaliação laboratorial dos glícidos: Bioquímica da Diabetes. Métodos de determinação dos glícidos .Testes funcionais; Proteínas glicadas. Patogenia das complicações tardias da Diabetes. 3.3 Avaliação laboratorial dos lípidos: Metabolismo lipídico; Biosíntese dos triglicéridos; Biosíntese dos fosfolípidos. Lipoproteínas: Métodos de determinação de lipídos e lipoproteínas; colesterol, triglicéridos, lipoproteínas e corpos cetónicos 4 Análise química e citológica da urina 5 Determinação das proteínas na urina 6 Determinação da Albumina sérica. 7 Determinação da hemoglobina glicada. 8 Determinação sérica do colesterol total e triglicéridos. 9 Determinação do colesterol das HDL.
-
ObjectivosObjectivesApreender e compreender, de uma forma global, os mecanismos bioquímicos fundamentais e as suas disfunções Identificar o tipo e como obter o produto biológico necessário à determinação de cada parâmetro bioquímico Conhecer os métodos analíticos que possam ser aplicados na determinação quantitativa e /ou qualitativa de um metabolito aprender técnicas e plataformas analíticas actuais que são usadas, como rotina, em bioquímica clinica e na investigação Conhecer e aplicar os mecanismos bioquímicos necessários à interpretação dos resultados clínicos Compreender as implicações dos erros analíticos e não analíticos Compreender os princípios do controlo de qualidade
-
BibliografiaBibliographyBurtis, C., Ashwood, E.,Tietz. - Fundamentals of Clinical Chemistry, 6ª ed, Philadelphia, W.B.Saunders Company, 2008 ISBN: 9781437719406 Kaplan, L.A. et al.- Clinical Chemistry: theory, analysis, correlation, 5th edition, St. Louis, C.V. Mosby Company, 2010 ISBN-13: 978-0323036580 McPherson, R and Pincus, M.- Henry`s Clinical and Diagnosis Management by Laboratory Methods 22 th edition, W.S. Saunders Company 2011ISBN: 9780323247801 Anderson, S.; Cockane, S. - Clinical Chemistry Concepts and Applications, McGram- Hill, 2003 ISBN 13: 978-1-57766-514-4
-
MetodologiaMethodologyNas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos experimentais a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e, posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




