Skip to main content

IPLUSO 25094

Capas e Book Traillers

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Estudo dos princípios e processos fundamentais de concetualização e execução de uma capa de livro e book trailer. Aprendizagem de terminologia e conceitos do design e ilustração de capa de livro, e sua aplicação a exercícios práticos. Desenvolvimento de um projeto individual de capa e book trailer.
  • ProgramaProgramme
    Módulo Capa e Coleção: 1- História da capa de livro. Capas e géneros literários: poesia e prosa. Ficção científica e fantasia. Thriller e mistério. Romance. Biografia e não-ficção. 2- Processos de concetualização e execução de uma capa de livro. Pesquisa preliminar. Mensagem, relação conteúdo/imagem e metáfora visual. Anatomia da capa de livro: autor, título, ilustração ou foto, tagline, lombada, sinopse, endossamento, código de barras/preço. Princípios do design e ilustração de capas de livro: dimensão; fonte e design de título; cor e imagem; sobrecapa. Thumbnail. 3- Pensar uma coleção de capas: princípios e exemplos. 4- Projeto individual: capa ou coleção de capas. Maquete e texto explicativo. Módulo Book Trailer: 1- Processos de concetualização e execução de um book trailer: guião e ferramentas; ilustração em movimento; efeitos sonoros, música, narração. Exemplos. 2- Projeto individual de book trailer. Guião e texto explicativo. Auto e heteroavaliação.
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos gerais: Estudo dos princípios e processos fundamentais de concetualização e execução de uma capa de livro e book trailer. Aprendizagem de terminologia e conceitos do design e ilustração de capa de livro, e sua aplicação a exercícios práticos. Desenvolvimento de um projeto individual de capa e book trailer. Objetivos específicos: Ao completar esta unidade, os estudantes 1) apreciam o papel e poder comunicativo da capa de livro ao longo da história, bem como a sua articulação com os principais géneros literários, 2) identificam as componentes constitutivas da capa de livro, estabelecendo relações adequadas entre conteúdo e imagem, 3) dominam os procedimentos conducentes ao design de uma capa ou coleção de capas, desde a conceptualização e pesquisa à execução, tendo em conta as exigências da indústria livreira contemporânea; 4) aplicam eficazmente metáforas visuais em designs criativos e integrados, 5) dominam os procedimentos conducentes à execução de um book trailer.
  • BibliografiaBibliography
    Bache, S. (2018). The Author’s Guide to Cover Design. Books Covered. Baines, P. (2005). Penguin by Design: A Cover Story 1935-2005. Londres: Penguin. Book Cover Archive. http://bookcoverarchive.com/ Buckley, P., Niffenegger, A., & Rotor, E. (2016). Classic Penguin: Cover to Cover. NY: Penguin Books. Connolly, J. (2009). Eighty Years of Book Cover Design. Londres: Faber & Faber. Design of Manga, Anime & Light Novel. (2009). Tokyo: Seibundo Shinkosha.  
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia teórico-prática: apresentações verbais e audiovisuais (PowerPoint, vídeos, livros) pelos docentes, com exemplos e discussão, seguidas de projetos individuais de capa e book trailer num regime tutorial, em que cada estudante é acompanhado pessoalmente pelos docentes. O estudante está sujeito a avaliação contínua, sendo-lhe atribuída uma classificação no final do semestre pela prestação na componente teórica e prática da unidade. A componente teórica é avaliada pela redação obrigatória de dois textos que acompanham os projetos individuais, aplicando os conteúdos lecionados. Os dois exercícios práticos individuais são 1) capa ou coleção, 2) book trailer da capa/livro. Critérios da capa: pesquisa e texto explicativo (10%); originalidade e clareza da metáfora visual (15%); qualidade gráfica e compositiva (20%); thumbnail (5%). Critérios do book trailer: conceito e adequação do guião (10%); dinamismo e apelo visual (20%); adequação sonora (10%).  Participação e assiduidade (10%).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não