Skip to main content

IPLUSO 22153

Ciências Físicas I

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Trata-se de uma disciplina que procura desenvolver nos alunos a curiosidade e o pensamento crítico relativamente à Física e à Química. Nesta disciplina pretende-se que o aluno possa adquirir uma visão integrada destas duas áreas da Ciência, através de uma perspectiva epistemológica. A partir desta visão integrada, procura-se investir numa aprendizagem baseada em problemas, fomentando a experimentação como forma essencial de aprendizagem destas disciplinas.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à História da Física e da Química 2. Introdução às interações fundamentais e partículas elementares 3. Constituição da matéria 3.1 .Neutrões, protões e eletrões 3.2. O átomo 3.3. Elementos Químicos e a Tabela periódica 3.4. Ligação Química 4. Conceitos fundamentais da Física 4.1. Introdução à Dinâmica 4.1.1. Leis de Newton, massa e aceleração 4.1.2. Movimento: aceleração, velocidade e posição 4.2. Conceitos da Mecânica 4.2.1. Energia cinética, trabalho de uma força e energia potencial 4.2.2. Equivalência trabalho-energia cinética. Conservação da energia mecânica 4.3. Introdução à Termodinâmica 4.3.1. Sistema Termodinâmico 4.3.2. Definição de pressão e de temperatura. Equação dos gases ideais 4.3.3. Calor sensível e calor latente 4.3.4. Energia interna e entalpia. Conservação de energia 5. A água e suas características físicas e químicas 6. As Ciências Físicas como Ciências Experimentais no Ensino Básico
  • ObjectivosObjectives
    Utilizar uma linguagem científica rigorosa. Interpretar o mundo real à luz da Química e da Física. Utilizar procedimentos e métodos inerentes à forma como a Química e a Física analisam e estudam os fenómenos naturais e situações em geral. Lidar e interpretar situações quotidianas com saberes e práticas de Química e Física. Demonstrar conhecimentos e compreender fenómenos relacionados com a Química e com a Física, procurando estruturá-los sobre a forma de conceitos, leis e teoremas. Resolver problemas numéricos e não numéricos, e, explicitar os processos de raciocínio. Demonstrar uma atitude científica, mobilizando os processos pelos quais se constrói o conhecimento. Executar, e interpretar, atividades laboratoriais diversificadas de Química e de Física, relacionadas com o ensino básico.
  • BibliografiaBibliography
    Brady, J, Russell, J., & Holum, J. (2005). Chemistry, matter and its changes. (5a ed). Ney York: John Wiley & Sons. Halliday, D., Resnick, R., & Walter, J. (2016). Fundamentos de física. (10a ed). (Vol. 3). Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. Hall, N. (1999). The age of the molecule. London: Royal Society of Chemistry. Pombeiro, A. (2003). Técnicas e operações unitárias em química laboratorial. (4a ed). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias centradas no "aprender fazendo" fazem do aluno o centro da aprendizagem. Assim, o professor surge como o mediador entre o saber (os conteúdos) e as diferentes formas de acesso ao mesmo, expressas nas metodologias.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não