IPLUSO 22152
Ciências Físicas II
Educação Básica (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationTrata-se de uma disciplina que procura desenvolver nos alunos a curiosidade e o pensamento crítico relativamente à Física e à Química. Nesta disciplina pretende-se que o aluno possa adquirir uma visão integrada destas duas áreas da Ciência, através de uma perspectiva epistemológica. A partir desta visão integrada, procura-se investir numa aprendizagem baseada em problemas, fomentando a experimentação como forma essencial de aprendizagem destas disciplinas.
-
ProgramaProgramme1. Introdução ao estudo de compostos orgânicos 1.1. Hidrocarbonetos, álcoois, cetonas, aldeídos, aminas, ácidos carboxílicos 1.2. Os compostos orgânicos nas Ciências da Natureza do Ensino Básico 2. A terra e o Sistema Solar 3. Introdução ao estudo da dinâmica de uma partícula material 3.1. Movimento retilíneo uniforme 3.2. Movimento retilíneo acelerado 3.3. Aplicações para o Educação Básico 4 Reflexão e refração da Luz 4.1. Caraterização geral 4.2. Aplicações para o Ensino Básico 5 Trabalhos laboratoriais nas áreas da Química e da Física para o Ensino Básico
-
ObjectivosObjectivesUtilizar uma linguagem científica rigorosa. Interpretar o mundo real à luz da Química e da Física. Utilizar procedimentos e métodos inerentes à forma como a Química e a Física analisam e estudam os fenómenos naturais e situações em geral. Lidar e interpretar situações quotidianas com saberes e práticas de Química e Física. Demonstrar conhecimentos e compreender fenómenos relacionados com a Química e com a Física, procurando estruturá-los sobre a forma de conceitos, leis e teoremas. Resolver problemas numéricos e não numéricos, e, explicitar os processos de raciocínio. Demonstrar uma atitude científica, mobilizando os processos pelos quais se constrói o conhecimento. Executar, e interpretar, atividades laboratoriais diversificadas de Química e de Física, relacionadas com o ensino básico.
-
BibliografiaBibliographyBrady, J, Russell, J., & Holum, J. (2005). Chemistry, matter and its changes . (5a ed). Ney York: John Wiley & Sons. Halliday, D., Resnick, R., & Walter, J. (2016). Fundamentos de física . (10a ed). (Vol. 3). Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro. Hall, N. (1999). The age of the molecule . London: Royal Society of Chemistry. Pombeiro, A. (2003). Técnicas e operações unitárias em química laboratorial . (4a ed). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias centradas no "aprender fazendo" fazem do aluno o centro da aprendizagem. Assim, o professor surge como o mediador entre o saber (os conteúdos) e as diferentes formas de acesso ao mesmo, expressas nas metodologias.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão