IPLUSO 19572
Ciências Forense Aplicadas
Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular envolve a aplicação de conhecimentos científicos à investigação de crimes. Os estudantes devem aplicar os conhecimentos científicos adquiridos ao longo do curso para analisar as evidências encontradas na cena do crime e durante a autópsia.
-
ProgramaProgrammeAs principais ciências laboratoriais forenses que integram a Medicina Legal (Toxicologia, Genética e Biologia, Criminalística e Anatomia Patológica Forenses). Referência a outras ciências forenses emergentes, tais como Entomologia, Palinologia e outras. A autópsia médico-legal e a relevância dos exames complementares para as conclusões do relatório de autópsia. A aplicação das análises de genética e de toxicologia em medicina legal. Procedimentos de colheita, acondicionamento e envio de amostras biológicas e de vestígios do local. Princípios da salvaguarda da cadeia de custódia das amostras. Princípios da aplicação de técnicas espectrométricas e cromatográficas nas perícias médico-legais. O relatório pericial, o parecer médico-legal e o testemunho pericial em audiência de tribunal. Psiquiatria e Psicologia Forenses: exames e relatórios periciais. A intervenção dos serviços médico-legais em cenários de grandes catástrofes.
-
ObjectivosObjectivesDar a conhecer o papel da Medicina Legal, as relações desta especialidade médica com as demais ciências forenses e a importância do seu contributo para a realização da Justiça. Familiarizar o estudante com os métodos e técnicas de investigação médico-legal e forense no terreno, no gabinete de observação, na sala de autópsias e nos laboratórios. Garantir o mais elevado nível de cooperação e os melhores resultados em termos de produção da prova. Transmitir conhecimentos diferenciados sobre a intervenção médico-legal nas mais diversas situações de natureza clínica ou autóptica. Conhecer e interagir com os serviços médico-legais e com os especialistas que aí desempenham funções e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos, com vista a identificar, recolher e preservar indícios probatórios em pessoas e em cadáveres, bem assim como a reconhecer, relatar e interpretar os quadros lesionais mais frequentes encontrados em vítimas de violência.
-
BibliografiaBibliographyDiMaio, D.J. & DiMaio, V.J. (2001). Forensic Pathology. (2nd ed.). Boca Raton: CRC Press. Saukko, P. & Knight, B. (2004). Knight¿s Forensic Pathology. (3rd ed.). London: Hodder Arnold. Baccino, E. (2006). Médecine de la violence: Prise en charge des victimes et des agresseurs. Masson. Magalhães, T. (2010). Abuso de crianças e jovens: da suspeita ao diagnóstico. Lidel, 2010. Ramsland, K. (2002). The criminal mind: a writer's guide to forensic psychology. Cincinnati, Ohio: Writer¿s Digest Books. Palmela, Pereira, C. (2012). Medicina Dentária Forense. Lisboa: Lidel. Mozayani, A. and Noziglia, C. (2011). The Forensic Laboratory Handbook Procedures and Practice. USA: Springer
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão