Skip to main content

IPLUSO 19568

Citopatologia I

Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Citopatologia é uma disciplina fundamental na Anatomia Patológica, cujo campo de ação envolve o estudo de células descamadas ou colhidas ao nível da superfície de um tecido, com o objetivo de detetar anomalias morfológicas a nível celular. Esta Unidade Curricular (UC) baseia-se no desenvolvimento de conhecimentos teóricos aliados a uma sólida componente prática necessárias para a interpretação/diagnóstico citológico de amostras de citologia esfoliativa ginecológica. Os domínios de intervenção incluem desde a investigação em Anatomia Patológica até à atuação em laboratórios, potenciando uma melhor qualidade diagnóstica. A pertinência desta UC no ciclo de estudos é evidenciada através da sua capacidade em preparar profissionais aptos a processar amostras cérvico-vaginais e a realizar diagnósticos citopatológicos de rotina e no âmbito de programas de rastreio, de acordo com o Sistema Internacional de Nomenclatura -Bethesda, para amostras citológicas cervico vaginais.
  • ProgramaProgramme
    Citologia Diagnóstica: Origem e Princípios. Noções básicas sobre a célula normal e os seus constituintes. Breve abordagem à colheita, fixação, processamento e colorações de rotina de amostras de Citologia Esfoliativa Ginecológica. Aparelho Reprodutor Feminino (Anatomia, Histologia e Citologia). Elementos celulares normais dos esfregaços cervico-vaginais. Citologia Hormonal (ciclo menstrual, gravidez e menopausa) Sistemas de Classificação de Citologia Ginecológica - Sistema de Bethesda. Critérios de adequação de amostras cérvico - vaginais convencionais e em meio -líquido. Citologia negativa para lesão intraepitelial ou neoplasia maligna (NILM). Vírus do Papiloma Humano (HPV) e cancro do colo do útero. Anomalias das células epiteliais pavimentosas. Anomalias das células epiteliais glandulares. Cancro do colo do útero - Prevenção, Rastreio e Vacinação. Citopatologia do canal anal.
  • ObjectivosObjectives
    Aplicar uma linguagem técnico-científica na comunicação escrita/oral. Apreender os conceitos básicos acerca da colheita e processamento de amostras cervico-vaginais. Identificar microscopicamente os elementos citológicos normais dos esfregaços cérvico-vaginais. Identificar e caracterizar microscopicamente alterações celulares associadas ao ciclo menstrual, gravidez e alterações reativas induzidas por processos inflamatórios, microorganismos e outros e anomalias das células epiteliais pavimentosas e glandulares. Aplicar os critérios de morfologia celular benignos, atípicos e malignos para classificar microscopicamente os esfregaços cervico-vaginais e elaborar os relatórios citológicos, de acordo com o Sistema de Nomenclatura Internacional de Bethesda. Desenvolver espírito crítico/capacidade de argumentação, com o objetivo de interpretar casos, realizar diagnósticos diferenciais e clarificar hipóteses diagnósticas. Compreender o seu papel como Citotécnico perante o doente/amostras.
  • BibliografiaBibliography
    Solomon D, Nayar R. (2015). The Bethesda System for Reporting Cervical Cytology. 3rd edition, New York: Springer. ISNB 978-3-319-11073-8 Koss L, Melamed M.R. (2007). Koss' Diagnostic Cytology and Its Histopathologic Bases, Volume 1. 5th edition. Lippincott Williams & Wilkins (LWW). ISBN 978-0-78-171928-5 Hoda, Rana S., Hoda, Syed A. (2007). Fundamentals of Pap Test Cytology. 1st edition, New Jersey: Humana Press. ISBN 1-59745-276-9
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias que servem de suporte ao processo de ensino aprendizagem desta Unidade Curricular (UC) consistem em metodologias de carácter expositivo, demonstrativo, participativo e de resolução de casos práticos e estudo de casos clínicos. As aulas teóricas serão lecionadas com recurso à projeção de power points e à visualização de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos abordados.  As aulas práticas irão decorrer com recurso a Team-based learning (TBL) com a realização de tarefas em pequenos grupos ou individualmente - visualização de imagens representativas das várias entidades citológicas; observação, resolução e discussão de estudos de caso e de lâminas de casos clínicos com elaboração do respetivo relatório citológico, segundo o Sistema de Bethesda. No decurso das aulas irão ser colocadas questões aos discentes, para desenvolver o espírito crítico e aplicação dos conceitos teóricos e, posterior discussão de resultados e diagnósticos citopatológicos.    
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não