IPLUSO 19569
Citopatologia II
Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Citopatologia é uma disciplina fundamental na Anatomia Patológica, cujo campo de ação envolve o estudo de células descamadas ou colhidas ao nível da superfície de um tecido, com o objetivo de detectar anomalias morfológicas a nível celular. Esta Unidade Curricular (UC) baseia-se no desenvolvimento de conhecimentos teóricos e competências práticas necessárias para a interpretação/diagnóstico citológico de amostras de citologia esfoliativa não ginecológica e aspirativa. Os dominios de intervenção incluem desde a investigação em Anatomia Patológica até ao desempenho em laboratórios, potenciando uma melhor qualidade quer ao nível do prcoessamento técnico das amostras, quer ao nível do diagnóstico citopatológico. A pertinência desta UC no ciclo de estudos é evenciada pela sua capacidade em preparar profissionais aptos a processar amostras citológicas e a realizar diagnósticos citopatológicos, de acordo com os respetivos Sistemas Internacionais de Classificação/Nomenclatura.
-
ProgramaProgrammeCitologia: Definição, Objetivos e Tipos de Citologia. Evolução Histórica da Citologia. Citologia como meio de diagnóstico dos Sistemas de Órgãos. Técnica Citológica de Amostras de Citologia Esfoliativa Não Ginecológica e Aspirativa Colheita e Receção. Fixação. Processamento Técnico. Colorações de Rotina. Cell - Block. Outras Técnicas Complementares de Diagnóstico - Imunocitoquímica e Histoquímica. Citologia Esfoliativa Não Ginecológica. Citologia das Cavidades Serosas (Derrames). Citologia Brônquica. Citologia Urinária. Citologia do Sistema Nervoso - Líquido Céfalo-Raquidiano (LCR) Citologia Aspirativa por Agulha Fina (CAAF). Tiróide. Glândulas Salivares (Breve abordagem).
-
ObjectivosObjectivesAplicar uma linguagem técnico-científica na comunicação escrita e oral. Apreender os conceitos básicos sobre a colheita e processamento das amostras. Identificar microscopicamente os elementos citológicos normais dos diversos Sistemas de Órgãos. Identificar, caracterizar e interpretar microscopicamente alterações reativas ou adaptativas dos constituintes celulares, processos inflamatórios específicos e não-específicos, granulomatosos e não granulomatosos e infeciosos; doenças linfoproliferativas e neoplasias epiteliais benignas e malignas. Aplicar os critérios de morfologia celular benignos, atípicos e malignos para classificar microscopicamente as amostras citológicas, utilizando os respetivos Sistemas Internacionais de Classificação/Nomenclatura. Desenvolver espírito crítico/capacidade de argumentação, com o objetivo de interpretar casos, realizar diagnósticos diferenciais e clarificar hipóteses diagnósticas. Compreender o seu papel como Citotécnico perante o doente/amostras.
-
BibliografiaBibliographyKoss L, Melamed M.R. (2007). Koss´s Diagnostic Cytology and its Histopathologic Bases. Volume 1 e 2. 5th edition. Lippincott Williams & Wilkins. ISBN 978-0-78-171928-5 Bibbo M. (2015). Comprehensive Cytopathology. 4th edition, London: Saunders Elsevier. ISBN 9781455751952 Cibas E, Ducatman B. (2021). Cytology Diagnostic Principles and Clinical Correlates. 5th edition, Philadelphia: Saunders Elsevier. ISBN 9780323636377 Gray W, Kocjan G. (2010). Diagnostic Cytopathology. 3rd edition, Edinburgh: Churchill Livingstone. ISBN 9780702031540 Ali Syed Z, VanderLaan Paul A. (2023).The Bethesda System for Reporting Thyroid Cytopathology. 3rd edition, Baltimore: Springer Cham. ISBN 978-3-031-28045-0.
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias que servem de suporte ao processo de ensino-aprendizagem nesta Unidade Curricular (UC) consistem de metodologias de carácter expositivo, demonstrativo, participativo, laboratorial e de resolução de casos práticos, estudos de caso clínicos e de quizzes interativos. As aulas teóricas serão lecionadas com recurso à projeção de power points e observação de vídeos representativos dos conteúdos programáticos abordados. As aulas práticas irão decorrer com recurso a Team-based learning (TBL) com a realização de tarefas em pequenos grupos ou individualmente - visualização de imagens, observação e discussão de lâminas de casos clínicos e implementação de protocolos experimentais nas aulas laboratoriais. No decurso destas aulas irá ainda ser colocado um conjunto de questões aos discentes, de modo a permitir o desenvolvimento do seu espírito crítico, bem como a aplicação dos conceitos teóricos e, posteriormente a discussão de procedimentos, resultados e diagnósticos citopatológicos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão