IPLUSO 23618
Competências Digitais
Gestão Empresarial e Negócios Digitais (M) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular (UC) de Competências Digitais, destina-se a desenvolver perfis de profissionais capazes de garantir conhecimentos transversais de negócio empresarial, atraves da inclusao de competências digitais. A gestão, uso, e ate mesmo o desenvolvimento de alguns sistemas de informação, é uma das valências oferecidas por este curso. A analise, processamento e produção de conhecimento atraves dos dados de negocio introduzidos em sistemas desenvolvidos/não pelo aluno, é outra das valências a serem transmitidas por esta unidade curricular.
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ProgramaProgramme1. Introdução aos sistemas de informação (SI) 2. Planeamento e gestão estratégica empresarial 3. Gestão de sistemas de informação e respetivo planeamento estratégico 4. Ciência de dados como suporte a tomada de decisão em gestão empresarial 5. Business Intelligence e outras ferramentas de business analytics
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ObjectivosObjectivesEsta unidade tem por objetivo dotar os alunos com capacidades de: OA1 – Compreensão das razões pelas quais as empresas necessitam de alinhar com os sistemas de informação (SI) e com os seus modelos de negocio OA2 – Identificar o papel dos SI numa estratégia empresarial que se pretende ser sustentável. OA3 – Estruturar as vantagens competitivas dos SI no mercado empresarial OA4 – Desenvolver um Plano estratégico de SI, através de metodologias próprias OA5 – Familiarizar e dotar os alunos de competências, relativamente a importância do Business Intelligence e do uso de metodologias de ciência de dados, como instrumentos de business analytics e suporte a tomada de decisão no mundo empresarial
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BibliografiaBibliography• Slides e apontamentos fornecidos pelo docente no decorrer das aulas • Gerow, J. E., Thatcher, J. B., & Grover, V. (2015), Six types of IT-business strategic alignment: an investigation of the constructs and their measurement. European Journal of Information Systems; Basingstoke, 24(5), 465-491 • High, P. A. (2014), Implementing World Class IT Strategy: How IT Can Drive Organizational Innovation (1st ed), S. Francisco, CA: Jossey-Bass. • Peppard, J., & Ward, J. (2016), The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy (4th ed) Chichester, W. Sussex: Wiley . Robson, W. (1996), Strategic Management and Information Systems: An Integrated Approach, (2nd ed), FT Management • Power, D.J., &Heavin, C. (2017) Decision Support, Analytics, and Business Intelligence, Third Edition, Business Expert Press ~ • Stephenson, D. (2018) Big Data Demystified. How to Use Big Data, Data Science and AI to Make Better Business Decisions and Gain Competitive A
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MetodologiaMethodologyAs sessões serão teórico-práticas e sempre acompanhadas de sessões predominantemente praticas, onde serão apresentados os conceitos fundamentais, recorrendo sempre que possível, a casos de aplicação real onde os conceitos, teorias e modelos se tornem mais evidentes. Procura-se suscitar a discussão como forma de clarificar as questões que os conceitos mais complexos levantam, através de provas teóricas e trabalhos práticos, com estes últimos suportados em casos práticos reais desenvolvidos pelos alunos em grupo, seguidos de debate. São utilizados os seguintes métodos de ensino (ME): ME1: Método expositivo; ME2: Método interrogativo; ME3: Análise crítica e debate de casos práticos. Para além disso, pressupõe-se a utilização de metodologias adequadas ao ensino à distância, tais como aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), que incentiva a resolução de problemas reais, são eficaze, entre outros.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão