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IPLUSO 18885

Comportamento Organizacional e Gestão de Conflitos

Assessoria em Administração e Gestão Pública (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular permite identificar os principais conceitos e teorias que explicam a atividade desenvolvida pelos atores organizacionais, focando-se nos processos individuais e interpessoais que ocorrem em contexto organizacional. Os seus principais domínios de intervenção são: Comportamento Organizacional e a Gestão de Conflitos.
  • ProgramaProgramme
    1. A Ciência do Comportamento Organizacional 1.1. Enquadramento do comportamento no Contexto Organizacional: sua identidade 1.2. Intervenção em comportamento organizacional para promover a melhoria dos contextos de trabalho 2. Níveis de análise de intervenção em comportamento organizacional: o modelo de Robbins 2.1. Nível individual 2.1.1. Personalidade 2.1.2. Percepção 2.1.3. Motivação 2.1.4. Satisfação no trabalho 2.1.5. Gestão das emoções 2.1.6. Stress e Burnout 2.2. Nível grupal 2.2.1. Liderança e liderança emocional 2.2.2. Processos de tomada de decisão 2.2.3. Negociação - Processo negocial, preparação e táticas 3. Gestão de conflitos 3.1. Conflito - conceito e problemática 3.2. Prevenção de conflitos 3.3. Estratégias de intervenção
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de um enquadramento teórico-prático fundamental à compreensão da pessoa e do comportamento humano do ponto de vista psicológico e social numa organização. Pretende-se, ainda analisar e interpretar as várias técnicas de abordagem do comportamento humano, no sentido  de promover a capacidade de compreender as diferentes realidades e, consequentemente, compreender as práticas conducentes  à melhoria dos contextos.  
  • BibliografiaBibliography
    Cunha et al (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª Ed). Editora RH; Rego, A (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional: Teoria e Prática (5ªEd). Edições Silabo; Teixeira, S. (2022). Gestão das Organizações (4ª Ed), Escolar Editora; Lampreia, J. (2013). Ferramentas de Comunicação para Gestores. Lidel; Almeida, V. (2003). A comunicação interna na empresa. Áreas Editora.  
  • MetodologiaMethodology
    Privilegia-se a utilização do método expositivo e metodologias ativas nas situações em que se pretende envolver os estudantes, através da sua participação, nas temáticas abordadas. A avaliação curricular será concretizada através da realização de um teste escrito e de um trabalho prático com apresentação oral, de acordo com o planeamento horário e os conteúdos programáticos da UC.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não