IPLUSO 21872
Composição de Imagem Digital
Marketing Digital (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente ao nível da adaptação de uma imagem gráfica ao formato de animação digital. Vertentes de estudo principais: elementos tipográficos; formas vectoriais; tempo e movimento; relações entre símbolos e significados no sentido de transmitir uma mensagem através de comunicação visual; princípios da animação; composição e efeitos visuais base. Estes princípios visam servir dois objectivos fundamentais: uma apresentação de projeto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos desenvolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correto com os profissionais da área.
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ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos 1. Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de animação e composição de imagem, tais como: tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de projeto gráfico; 2. Planificação e concepção de sequências animadas tendo como princípio a transmissão de uma ideia; 3. Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação; 4. Criação de um guião e construção de um storyboard; 5. Composição de conteúdos com vista à sua animação e publicação nas redes sociais; 6. Aplicação de técnicas várias em software para animação, tais como: máscaras, animação de escala, posição, rotação e velocidade; 7. Desenvolvimento de composição animada com forte componente de elaboração digital com recurso a software de animação de objetos gráficos
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ObjectivosObjectivesEsta UC tem como principal objectivo dotar o discente de uma literacia visual através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico. A estrutura curricular introduz elementos da linguagem e imagem, aspectos técnicos de produção e metodologias de trabalho na criação de animações digitais - tendo como objectivo a transmissão de uma mensagem através de uma sequência animada. Paralelamente transmitem-se conhecimentos ligados ao design gráfico, animação e técnicas de composição. Factores transversalmente ligados no mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através da produção de um filme animado.
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BibliografiaBibliographyBraha,Y. & Byrne,B.(2011). Creative Motion GraphicTitling for Film,Video,and the Web .Oxford: Focal Press. (ISBN: 978-0-240-81419-3). Landa, R. (2011). Graphic Design Solutions (4 th ed.). Boston: Wadsworth Cengage Learning. Shaw A. (2016). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design . Oxford: Focal Press. Stone, B. & Wahlin, L. (2018). The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice . New York: Routledge. Google Web Designer Team. Google Web Designer Homepage Resources, https://webdesigner.withgoogle.com/resources/, last accessed 2021/2/5 William,R.(2012). The Animator's Survival Kit- - Revised Edition:A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and.Internet Animators NewYork: Faber & Faber
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MetodologiaMethodologyAprendizagem baseada em exercícios práticos realizados em aula. - Solidificação da aprendizagem através da elaboração de projetos práticos, de forma a incentivar os alunos a trabalhar em projetos possíveis de encontrar no mundo real. - Análise crítica de projetos já existentes para a consolidação e aplicação dos princípios do design gráfico e motion graphics. - Formação de grupos de trabalho, de forma a fomentar a colaboração e partilha de conhecimentos, a inter-ajuda, o desenvolvimento de habilidades sociais e a consolidação da aprendizagem. - Promoção da criatividade através do acompanhamento e orientação do projeto nas suas diferentes fases.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão