IPLUSO 23156
Comunicação e Linguagem Visual
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma primeira abordagem aos princípios básicos da linguagem e comunicação visual, abordando os diferentes media mas focando-se particularmente no desenho e na ilustração. Esta UC fornece bases teóricas aos alunos, ao mesmo tempo que tenta promover o pensamento criativo e crítico, através da análise, na interpretação ou na criação de mensagens visuais provenientes de uma variedade de suportes e plataformas digitais.
-
ProgramaProgramme1. Percepção Visual e Teoria da Forma: Luz, cor e visão; Cor, luz e padrão: visualidade e contraste; Percepção Visual e Teoria da Forma; Princípios da Gestalt; Técnicas visuais: estratégias de comunicação. 2. Composição, Linguagem e Comunicação: Introdução à linguagem visual; Elementos básicos da linguagem e comunicação visual; Aplicação dos princípios gráficos e compositivos: forma, estrutura, escala, síntese, contraste, proporção e hierarquia, cor, interação, movimento, tensão; Geometria: superfície, espaço e perspetiva; Unidade equilíbrio, proporção e harmonia; Movimento: tempo, ritmo, repetição.
-
ObjectivosObjectivesEnquadrar o campo da comunicação e linguagem visual na história e adquirir conhecimento sobre o papel da percepção visual na interpretação e realização de projectos gráficos; Identificar, compreender e aplicar a gramática da comunicação e linguagem visual; Desenvolver a capacidade de interpretar e analisar significação visual das imagens e respectivas mensagens, implícitas e explícitas, em suporte físico ou digital e em diferentes contextos sociais; Estimular a capacidade de análise fundamentada mediante a reflexão crítica acerca das temáticas abordadas;
-
BibliografiaBibliographyArnheim, Rudolf. Arte E Percepção Visual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. Berger, John. Modos De Ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. Dondis, D A, Sintaxe Da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Doyle, Susan, Jaleen Grove, and Whitney Sherman, History of Illustration. New York: Bloomsbury, 2018. Kandinsky, Wassily, Ponto Linha Plano, Lisboa, Edições 70, 1987. Sabino, Isabel (coord.), Com ou sem Tintas: Composição, Ainda?, Lisboa: CIEBA/FBAUL, 2013.
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino consiste na exposição interactiva da matéria (apresentações de slides, visionamento de filmes e documentários, obras de arte) seguido de debate coletivo, incluindo a aplicação de conhecimentos teóricos a situações práticas através de exercícios durante as aulas. Sempre que possível serão organizadas visitas a galerias e museus, e convidados artistas e ilustradores. Serão também abordadas as metodologias de investigação para a redação de trabalhos escritos. O Moodle será plataforma de comunicação e interacção com os estudantes no que respeita à disponibilização de materiais pedagógicos, recursos multimédia, anúncios, planificação das aulas, distribuição de enunciados e calendarização dos vários momentos de avaliação.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão