IPLUSO 26836
Comunicação Organizacional e Empresarial
Gestão Empresarial e Negócios Digitais (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de Comunicação Organizacional e Empresarial integra-se no ciclo de estudos em Gestão Empresarial e Negócios Digitais, e tem foco na análise e gestão dos processos comunicacionais internos e externos das organizações. Atua nos domínios da comunicação estratégica, institucional e digital, contribuindo para o alinhamento organizacional, a gestão da reputação e a relação com stakeholders. A sua pertinência decorre da importância crescente da comunicação na competitividade, transformação digital e sustentabilidade das organizações.
-
ProgramaProgramme1. Comunicação organizacional aplicada à gestão organizacional e aos negócios digitais 2. Estratégias de comunicação 3. Ferramentas e canais de comunicação organizacional 4. Aplicações práticas, estudos de caso e projetos
-
ObjectivosObjectivesAlinhar objetivos de aprendizagem com métodos de ensino práticos e interativos, assegurando que os estudantes não só adquiram o conhecimento teórico necessário, mas também desenvolvam as competências necessárias e o pensamento crítico essencial na área da comunicação organizacional e empresarial, num ambiente de negócios cada vez mais competitivo e digital.
-
BibliografiaBibliographyConrad, C. (2012). Strategic Organizational Communication: In A Global Economy. 7th, Wiley-Blackwell. Cornelissen, J. P. (2017). Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice. 5th, SAGE Publications Ltd. Miller, K.; Barbour, J. (2014). Organizational Communication: Approaches and Processes. 7th, Cengage Learning. Consulta a bases de pesquisa científica: Proquest – http: proquest.umi.com/login B-ON – www.b-on.pt
-
MetodologiaMethodologyA unidade curricular de Comunicação Organizacional e Empresarial adota metodologias de ensino e aprendizagem que privilegiam o envolvimento ativo do estudante e a aplicação prática do conhecimento, usando plataformas interativas e dinâmicas online, para além do modelo síncrono e assíncrono via Zoom, MS Teams e Moodle. Os conceitos teóricos são aplicados de forma independente, através de recursos didáticos fornecidos antes das aulas pela docente. Isto permite que durante as sessões presenciais docente e estudantes possam ter espaço para debates de profundidade, trabalho colaborativo e atividades práticas, como simulações de gestão de crise e utilização técnicas de role-playing, que fortalecem as competências de comunicação dos estudantes. A tecnologia também desempenha um papel fundamental nesta abordagem, dando dinamismo e independência na aprendizagem da competência.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão