IPLUSO 23172
Concepção de Cenários
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationDesenvolver noções e experiências na criação de cenários para contextos diversificados, world building.
-
ProgramaProgramme1. Narrativa espacial: lugares, cenas e perspectiva atmosférica . Enquadramento histórico do teatro mecânico e sua relação com cenários ilustrados. . Profundidade e camadas na construção de cenas Pop-up. . Adaptação imagens a um espaço cénico; . Efeito Paralaxe. 2. Concepção de 'mundos' e cenários .A ilustração nos dispositivos ópticos-mecânicos do pré-cinema (diorama, panorama, o Peepshow e o livro-túnel). . Introdução à noção de World Building: . Ambientes fictícios e reais, narrativa, cartografia, adereços e personagens. . Composição, Cor, Textura, Estrutura, Ambiente e Luz. . Concepção e construção de um objecto gráfico tridimensional. 3. Construção tridimensional de cenários: . World Building: Clima e Ambiente, Pontos de Referência e geografia; cultura e história. . Adaptação de narrativas a técnicas e materiais específicos . Pesquisa, esboço e planificação de projectos de concepção de maquetes em equipa; . Estudos em perspectiva e pontos de vista a partir das maquetes.
-
ObjectivosObjectivesDesenvolver os processos de representação de cenários para histórias exemplares da literatura por via do registo gráfico e da construção de maquetes; Compreender os principais aspectos e etapas do Worldbuilding (2D e 3D) estabelecendo uma coerência entre cenário, cena, narrativa e personagens; Analisar diferentes autores e a sua representação visual de cenários e maquetas, atendendo à riqueza de textura, materiais e paleta de cores; Produzir cenários com base em diferentes tipos de narrativas e contextos, reais ou fictícios; Ser capaz de imaginar, planificar e produzir, criações originais, passando do 2D para o 3D, em suporte analógico e digital. Adoptar técnicas de ilustração contemporânea conducentes à profissionalização do estudante.
-
BibliografiaBibliographyAbbott, E. A. (2006), Flatland: uma aventura em muitas dimensões. Lisboa: Assírio e Alvim. Blando, J. (2015). How to Draw Fantasy Art and RPG Maps: Step by Step Cartography for Gamers and Fans, Ohio, IMPACT Books. ISBN 13: 978-1-4403-4024-6 Ellefson, R. (2017). Creating Life (The Art of World Building Book 1), Kindle Edition Kukkonen, K. (2013). Contemporary Comics Storytelling, University of Nebraska Press. Robertson, S. (2013). How to Draw: Drawing and sketching objects and environments from your imagination. Design Studio Press. Todd, D. (2007). Game Design, From Blue Sky to Green light. Massachusetts: A K Peters, LDT.
-
MetodologiaMethodologyA aulas de carácter expositivo, abordam os conteúdos programáticos aliando a teoria à prática, o que permite a sua assimilação de forma progressiva e aprofundada através da resolução de exercícios práticos de construção cénica. Coloca-se em prática os conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas lançados pelas docentes, a partir dos quais os estudantes apresentam respostas criativas, experimentando soluções compositivas e narrativas abordadas anteriormente ou integrando novas hipóteses que dêem resposta aos desafios da ilustração e do desenho na concepção contemporânea de cenários. A cada conteúdo está associado um exercício, sendo o último de caracter projectual e em grupo. Os primeiros dois exercícios disponibilizam as bases técnicas, conceptuais e plásticas fundamentais ao cumprimento do projecto em equipa, aproximando os alunos ao mundo profissional no âmbito da concepção e construção de cenários.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão