IPLUSO 23173
Criação de Personagens
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationEsta UC visa o estudo de desenvolvimento na criação de personagens para BD, animação e outros media visuais. A aplicação de terminologia e conceitos do character design a exercícios práticos. Desenvolvimento de projeto individual e de grupo.
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ProgramaProgramme1. PRODUÇÃO DE PERSONAGENS Noções de tipos de personagens (protagonista, deuteragonista, antagonista, coadjuvantes), design de personagens (forma, linha, assimetria, anatomia, silhueta, proporções, escala, exagero, expressão e gesto, cor, textura); Introdução a ficha de caracterização de personagens (física, psicológica e social), arquétipo, estereótipo, model sheets e turnarounds. 2. PRODUÇÃO DE PERSONAGENS A PARTIR DE MODELOS Trabalho efetuado para a comunidade a partir de uma pessoa real. 3. PRODUÇÃO DE PERSONAGENS PARA VIDEOJOGO (PIXEL ART) Aplicação dos conhecimentos assimilados no exercício anterior; Noções de pixel art e de criação de personagens para retrogames; Produção de sprites (posições-chave do personagem) para videojogos e cenários.
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ObjectivosObjectivesObjetivos gerais: estudo de desenvolvimento na criação de personagens para BD, animação e outros media visuais. A aplicação de terminologia e conceitos do character design a exercícios práticos. Desenvolvimento de projeto individual e de grupo. Objetivos específicos: ao completar esta UC, os alunos 1) aplicam os princípios teóricos e práticos fundamentais do design de personagens, empregando termos técnicos na discussão de personagens suas e alheias, 2) identificam os cânones, características e tradições do design de personagem em diferentes géneros literários e cinematográficos, 3) aplicam o princípio da externalização de características internas à criação de personagens, 4) estão cientes das limitações do design de personagem em diferentes media visuais, reconhecendo narrativas e personagens com potencial para a transmediação, 5) distinguem um arquétipo de um estereótipo, sendo capazes de evitá-los ou trabalhá-los de forma crítica, criativa e socialmente responsável.
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BibliografiaBibliographyAgamben, G. (2011), O Aberto, O Homem e o Animal. Lisboa: Edições 70 Bancroft, T., & Keane, G. (2006). Creating Characters with Personality: For Film, TV, Animation, Video Games, and Graphic Novels. NY: Watson-Guptill Crossley, K. (2014). Character Design From the Ground Up. NY: CRC Press. Eder, J. (Ed.). (2016). Characters in Fictional Worlds. Berlin: De Gruyter Fuller, S. Lipinska, V. (2014), The proactionary imperative. A Foundation for Transhumanism.Hampshire, NY: Palgrave Macmillian Gombrich, E. H. (2000). Art and Illusion. Princeton: Princeton University Press. Grant, E. C. (1969). Human Facial Expression. Man, 4(4), 525–692. Hart, C. (2008). Cartooning: The Ultimate Character Design Book. NY: Chris Hart Books. Isbister, K., & Schafer, T. (2006). Better Game Characters by Design. Amsterdam; Boston: CRC Press. Paris, B. J. (1997). Imagined Human Beings: A Psychological Approach to Character and Conflict in Literature. NY: NYU Press. The Future is Wild. www.thefutureiswild.com
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MetodologiaMethodologyO processo de ensino/aprendizagem adota uma abordagem teórico-prática baseada na demostração de exemplos reais e práticos; no contacto direto com as tecnologias necessárias à produção de personagens para vários media; no desenvolvimento de metodologias de trabalho, pesquisa e processos criativos; na análise crítica coletiva no final das aulas sobre todo o trabalho realizado.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão