IPLUSO 7243
Cultura Visual
Produção de Conteúdos Audiovisuais (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationCultura visual é a disciplina que dotará os alunos de um conhecimento alargado da arte visual, dos primórdios da humanidade aos dias actuais, através de conceitos críticos e históricos que contribuam para um entendimento alargado das imagens que vemos e que manipulamos correntemente.
-
ProgramaProgrammeIntrodução à Cultura Visual: Literacia visual e cultura do olhar; Paradigmas visuais; genéro e o olhar; Cultura, imagem e mediação; Semiótica e Signos;. Reciprocidade entre o cinema e outros domínios artísticos: Literatura, Teatro, Pintura, Música, Dança, Fotografia, Videoarte, Arquitectura. Imagens, poder e política: Tecnologias Visuais; O mito da verdade fotográfica; Conotação e significado das imagens; Imagens, Ideologia e ícones; Indústrias Culturais; Políticas da reprodutibilidade.
-
ObjectivosObjectivesCompreender o termo Cultura Visual como um campo de estudo interdisciplinar. Fornecer um conhecimento geral da história da imagem (técnicas de produção e métodos de composição) de modo a que o aluno seja capaz de reconhecer uma imagem e identificá-la com a época da sua produção. Conhecer e aplicar conceitos básicos relacionados com a análise da cultura visual na arte, na fotografia, no cinema ou na publicidade. Interpretar o conteúdo de imagens, para analisar o seu impacto social e discutir as suas finalidades e implicações ideológicas Desenvolver capacidade analítica e crítica em face de obras ou objectos artísticos que evidenciam intertextualidade formal.
-
BibliografiaBibliographyBARTHES, Roland, Retórica da Imagem, “Retórica da Imagem”, in O óbvio e o obtuso, Lisboa: Edições 70,1984 BERGER, John, Modos De Ver. Rio de Janeiro: Rocco,1999 ELKINS, James, Visual Cultures. Chicago: Intellect Books,2010 FOSTER, Hal, Vision and Visuality, Seattle, Bay Press, 1988 JOLY, Martine, Introdução à Análise da imagem, Lisboa: Edições 70, 2007 MEDEIROS, Margarida;CASTRO, Teresa,“O Que É a Cultura Visual?” Revista de Comunicação e Linguagens, 2017,pp. 1–7 MIRZOEFF, Nicholas: Introduction to Visual Culture, London: Routledge, 2009 STURKEN, Marita; CARTWRIGHT,Lisa: Practices of Looking. An Introduction to Visual Culture,Oxford: Oxford U. Press, 2003 ROSE, Gillian, Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: Sage, 2011
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino consiste na exposição interactiva da matéria (apresentações de slides, visionamento de filmes e documentários, obras de arte) seguido de debate coletivo. O debate e a aprendizagem tem como ponto de partida objectos artísticos, desde a pintura, passando pela fotografia, cinema, videoarte, instalações, publicidade. Os alunos realizam exercícios práticos de reflexão e relatórios escritos em aula onde são aplicados os métodos e teorias abordadas em aula. Todos os materiais pedagógicos serão disponibilizados atempadamente no Moodle e atríbuidas a cada aula semanal, sendo recomendado aos estudantes a sua consulta prévia de modo a virem preparados para debater e colocar questões na aula (fliped classroom). Para além disso, o Moodle será plataforma de comunicação e interacção com os estudantes no que respeita também aos anúncios, à planificação das aulas, distribuição de enunciados e calendarização dos vários momentos de avaliação.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão