Skip to main content

IPLUSO 25111

Desenho de Figurinos

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    Módulo teórico-prático: História e funções do desenho de figurinos para cinema, teatro e moda. Elementos da ilustração de figurinos. Forma: proporções e massas corporais; rosto, mãos e pés. Tom: linhas de movimento, ações e emoções da personagem. Espaço: luz e sombra; envolvência e grupos. Texturas, padrões e cor. Processos do desenho de figurinos. Interpretação, atmosfera e visão criativa: análise do género e características da peça/filme e do elenco de personagens. Pesquisa preliminar, rigor histórico e cultural, e dossier de referências. Costume plot (enredo dos figurinos) e espacialidade (palco vs. câmara). Esboços preliminares e finalizações; sustentabilidade social e ambiental do figurinista. Commedia dell'arte. Projeto individual ou de grupo de desenho de figurinos (módulo prático). Auto e heteroavaliação.  
  • ObjectivosObjectives
    Objectivos: Estudar os elementos e processos fundamentais do desenho de figurinos para o cinema, teatro e moda enquanto ferramenta expressiva de comunicação visual. Aprender terminologia e conceitos do desenho de figurinos e sua aplicação a exercícios práticos. Desenvolver projectos. Ao completar esta UC, os alunos: Apreciam o papel e poder comunicativo dos figurinos no teatro, cinema e moda, em termos históricos, culturais e tecnológicos;  Identificam as componentes constitutivas do desenho de figurinos para o corpo humano, empregando termos técnicos, conceitos especializados; Reconhecem as especificidades metodológicas do desenho de figurinos para teatro, cinema e moda, incluindo a pesquisa preliminar necessária à sua execução; Desenvolvem competências de desenho de representação de figurinos utilizando técnicas manuais, mistas e digitais, aplicando-as a projetos de ilustração autoral;  Possuem uma perspetiva social e ambientalmente responsável sobre o desenho de figurinos.   
  • BibliografiaBibliography
    Alinger, B., Mollo, J., Rodgers, A., & Rodis-Jamero, N. (2014). Star Wars Costumes. SF: Chronicle Books. Bradfield, N. (1997). Costume in Detail. NY: Quite Specific. Brambatti, M., Gianesi, B., & Tony, di C. (2017). Fashion Illustration & Design: Methods & Techniques for Achieving Professional Results. Barcelona: Promopress. Crick, O. (2017). The Routledge Companion to Commedia dell’Arte. NY: Routledge. Cunningham, R. (2009). The Magic Garment: Principles of Costume Design. Long Grove: Waveland. Cunnington, C. W., & Cunnington, P. (1992). The History of Underclothes. NY: Dover. Huaixiang, T. (2010). Character Costume Figure Drawing. Amsterdam: Focal Press. Ingham, R., & Covey, L. (1992). Costume Designer’s Handbook. Portsmouth: Heinemann Drama.
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia de ensino teórico-prática: apresentações verbais e audiovisuais (PowerPoint, vídeos, livros) pelo docente, com exemplos e discussão, seguidas de exercícios de ilustração na sala de aula. O projeto individual rege-se por um regime tutorial, em que cada aluno/grupo é acompanhado individualmente pelo docente. O aluno está sujeito a avaliação contínua, sendo-lhe atribuída uma classificação no final do semestre pela prestação conjunta na componente teórica e prática da unidade
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não