IPLUSO 23159
Desenho de Representação I
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationUnidade Curricular de iniciação às práticas do desenho de observação e exploração de linguagens e técnicas de representação.
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ProgramaProgrammeIntrodução ao Desenho como prática artística autónoma com exercícios de observação que exigem a exploração de media próprios do desenho, a aprendizagem de processos e projecto autoral, incidindo em técnicas manuais e sempre a partir da observação directa: - Exercícios de libertação de constrangimentos (libertac¿a¿o do gesto e flue¿ncia gra¿fica); - Desenho de observac¿a¿o direta; - Domi¿nio dos instrumentos riscadores e explorac¿a¿o de diferentes te¿cnicas de desenho (secas, hu¿midas e mistas); - Explorac¿a¿o de materiais atuantes, instrumentos riscadores e suportes menos convencionais; - Exercícios diagramáticos ; - Exercícios de volumetria; - Perspetiva linear, sombras próprias e sombras projetadas; - Noc¿a¿o e aplicac¿a¿o adequada de escala, enquadramento e composic¿a¿o; - Projeto Pessoal: Diário Gráfico (2 desenhos por semana)
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ObjectivosObjectivesEsta UC tem como objetivo: - Identificação, o reconhecimento e a aplicação das terminologias básicas do desenho, das suas ferramentas e dos seus métodos, de modo pertinente e adequado; - Desenvolvimento do desenho como instrumento de pensamento e o apuramento da acuidade perceptiva e visual; - Compreensão do desenho como relação mecânica entre a percepção (olhar) e representação (mão); - Identificação do conceito de percepção espacial e a sua representação. Noções de tamanho (escala e proporção), de distância (amplitude e profundidade), de mapeamento e medição, de cheio e vazio, de linha e mancha; - Identificação e distinção entre as estratégias de actuação do desenho: esquisso, esboço, estudo, de projecto, acabado, ilustrativo; - Compreensão, analise e representação da anatomia da forma, estrutura e volume; - Explorar o potencial gra¿fico de instrumentos riscadores e materiais atuantes e o seu comportamento em diferentes suportes; - Desenvolver ha¿bitos de trabalho auto¿nomo.
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BibliografiaBibliography.BAMMES, Gottfried (1991), L'etude du corps humain. Paris : Dessain et Tolra. .EDWARDS, Betty (1984). Aprender a dibujar. Madrid: Hermann Blume. .EDWARDS, Betty (2000), Nuevo Aprender a Dibujar con el lado derecho del cerebro. Madrid: Urano. .GOLDSTEIN, Natham (1992), The Art of Responsive Drawing. N. Jersey: Prentice Hall. .GÓMEZ Molina, Juan José (coord.) (1995), Las lecciones del dibujo. Madrid: Édiciones Cátedra .MOREAUX, Arnold (1988), Anatomia artística. Madrid: Ediciones Norma. .NICOLAIDES, Kimon (1969), The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin. .SMAGULA, Howard J. (1992), Creative Drawing (Second edition), MC. Graw - Hill Higher Education. .WONG, Wucius (1998), Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes
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MetodologiaMethodologyApresentação dos exercícios com demostração de exemplos e de metodologias; análise críttica no final das aulas sobre todo o trabalho realizado. Maioritariamente, os exerci¿cios sa¿o fundados no desenho de observação de modelos tridimensionais (elementos naturais, natureza morta, objetos, espaços e corpo). Todas as te¿cnicas apresentadas antecedem o exercício com uma apresentação teórica e referências visuais, onde são explicitados os objetivos a atingir. Em exercícios específicos será usado o recurso fotografia e desenho de memória. Na globalidade os conteúdos e trabalhos propostos promovem a experimentação e reflexão sobre o desenho e a expressão gráfica. A orientação é contínua e individualizada. Privilegia-se a relação tutorial. No final da aula os alunos são sempre convidados a observar os trabalhos dos colegas. Os momentos de avaliação são realizados através de uma exposição do conjunto de trabalhos realizados.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão