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IPLUSO 23159

Desenho de Representação I

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Unidade Curricular de iniciação às práticas do desenho de observação e exploração de linguagens e técnicas de representação.  
  • ProgramaProgramme
    Introdução ao Desenho como prática artística autónoma com exercícios de observação que exigem a exploração de media próprios do desenho, a aprendizagem de processos e projecto autoral, incidindo em técnicas manuais e sempre a partir da observação directa:  - Exercícios de libertação de constrangimentos  (libertac¿a¿o do gesto e flue¿ncia gra¿fica); - Desenho de observac¿a¿o direta; - Domi¿nio dos instrumentos riscadores e explorac¿a¿o de diferentes te¿cnicas de desenho (secas, hu¿midas e mistas); - Explorac¿a¿o de materiais atuantes, instrumentos riscadores e suportes menos convencionais; - Exercícios diagramáticos ; - Exercícios de volumetria; - Perspetiva linear, sombras próprias e sombras projetadas; - Noc¿a¿o e aplicac¿a¿o adequada de escala, enquadramento e composic¿a¿o; - Projeto Pessoal: Diário Gráfico (2 desenhos por semana) 
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC tem como objetivo:  -  Identificação, o reconhecimento e a aplicação das terminologias básicas do desenho, das suas ferramentas e dos seus métodos, de modo pertinente e adequado; - Desenvolvimento do desenho como instrumento de pensamento e o apuramento da acuidade perceptiva e visual; - Compreensão do desenho como relação mecânica entre a percepção (olhar) e representação (mão); - Identificação do conceito de percepção espacial e a sua representação. Noções de tamanho (escala e proporção), de distância (amplitude e profundidade), de mapeamento e medição, de cheio e vazio, de linha e mancha; - Identificação e distinção entre as estratégias de actuação do desenho: esquisso, esboço, estudo, de projecto, acabado, ilustrativo; - Compreensão, analise e representação da anatomia da forma, estrutura e volume; - Explorar o potencial gra¿fico de instrumentos riscadores e materiais atuantes e o seu comportamento em diferentes suportes; - Desenvolver ha¿bitos de trabalho auto¿nomo.  
  • BibliografiaBibliography
    .BAMMES, Gottfried (1991), L'etude du corps humain. Paris : Dessain et Tolra.  .EDWARDS, Betty (1984). Aprender a dibujar. Madrid: Hermann Blume.  .EDWARDS, Betty (2000), Nuevo Aprender a Dibujar con el lado derecho del cerebro. Madrid: Urano.  .GOLDSTEIN, Natham (1992), The Art of Responsive Drawing. N. Jersey: Prentice Hall.  .GÓMEZ Molina, Juan José (coord.) (1995), Las lecciones del dibujo. Madrid: Édiciones Cátedra  .MOREAUX, Arnold (1988), Anatomia artística. Madrid: Ediciones Norma.  .NICOLAIDES, Kimon (1969), The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin.  .SMAGULA, Howard J. (1992), Creative Drawing (Second edition), MC. Graw - Hill Higher Education.  .WONG, Wucius (1998), Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes   
  • MetodologiaMethodology
    Apresentação dos exercícios com demostração de exemplos e de metodologias; análise críttica no final das aulas sobre todo o trabalho realizado. Maioritariamente, os exerci¿cios sa¿o fundados no desenho de observação de modelos tridimensionais (elementos naturais, natureza morta, objetos, espaços e corpo). Todas as te¿cnicas apresentadas antecedem o exercício com uma apresentação teórica e referências visuais, onde são explicitados os objetivos a atingir. Em exercícios específicos será usado o recurso fotografia e desenho de memória. Na globalidade os conteúdos e trabalhos propostos promovem a experimentação e reflexão sobre o desenho e a expressão gráfica. A orientação é contínua e individualizada. Privilegia-se a relação tutorial. No final da aula os alunos são sempre convidados a observar os trabalhos dos colegas. Os momentos de avaliação são realizados através de uma exposição do conjunto de trabalhos realizados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não