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IPLUSO 23165

Desenho e Modelação 3D I

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Desenho e Modelação 3D tem como objetivo capacitar os estudantes no uso técnico do software Blender 3D, fornecendo conhecimentos essenciais para a criação, modelação e representação de projetos tridimensionais. A sua pertinência reside na preparação dos alunos para desafios criativos e técnicos em ambientes virtuais, promovendo a experimentação e o desenvolvimento de competências aplicáveis a diversas áreas do design e multimédia.
  • ProgramaProgramme
    - Blender 3D: Interface do software 3D, Preferências de utilização, Workspace e Navegação no ambiente 3D.   - Mesh e Curvas em 3D (conceito e função)   - Modelação: Objetos 3D no Blender, Menu de controladores, Modificadores, Criar e editar Mesh, Object mode, Edit mode e Object data properties.   - Materiais e texturas: Material editor, Asset browser, Mapeamento UV, Compositing e texture paint.   - Iluminação: Tipos de Luz, Iluminação com planos, world properties.   - Cameras: camera to view, Align camera, camera properties.   - Rendering: Eevee, Cycles, Output properties.
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem como objetivo familiarizar os estudantes com o uso técnico do software Blender 3D, proporcionando os conhecimentos e habilidades fundamentais para iniciar, aperfeiçoar e explorar a criação de projetos tridimensionais. Os alunos aprenderão a desenvolver projetos criativos por meio da representação em 3D, modelar objetos, aplicar terminologia técnica, utilizar ferramentas de modelagem e adotar metodologias apropriadas para diferentes contextos tridimensionais. Além disso, a disciplina busca incentivar o aprimoramento e a experimentação em áreas como modelagem, manipulação de materiais, iluminação, texturização e renderização em ambientes virtuais.
  • BibliografiaBibliography
    Hess, R. (2010). Blender Foundations - The Essential Guide to Learning Blender 2.6. UK, Focal Press.   Mullen, T. (2013). Mastering Blender. Indianapolis: John Wiley Sons, Inc.   Simonds, B. (2013). Blender Master Class. No Starch Press: San Francisco.   Blain, Jonh M. (2014). The Complete Guide to Blender Graphics, Second Edition: Computer Modeling and Animation. A K Peters/CRC Press.   The Blender Foundation - Blender 3.2 Reference Manual (2022). https://docs.blender.org/manual/pt/dev/   The Blender Foundation - Tutorials (2022). https://www.blender.org/support/tutorials/  
  • MetodologiaMethodology
    A Unidade Curricular emprega um modelo de ensino presencial e um regime de avaliação contínua, fazendo uso de abordagens pedagógicas expositivas e ativas para familiarizar os estudantes com uma variedade de ferramentas e métodos de trabalho. A apresentação do conteúdo programático será efetuada mediante a utilização de apresentações audiovisuais e PowerPoint. Os estudantes desenvolvem projetos e exercícios práticos durante as aulas, sob a orientação contínua do docente. Para apoio aos projetos e exercícios, será ainda disponibilizado ao estudante informação adicional na plataforma Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não