IPLUSO 23170
Desenho e Modelação 3D II
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationNa UC de Desenho e modelação 3D II, o objetivo é ampliar e aprofundar as habilidades técnicas dos estudantes no uso do Blender 3D, além de equipá-los com o conhecimento e competências necessárias para o avanço no desenvolvimento de modelação 3D.
-
ProgramaProgramme. Blender 3D: Interface do software 3D, Preferências de utilização, Workspace e Navegação no ambiente 3D. . Modelação: Mesh e Curvas em 3D (conceito e função), Objetos 3D no Blender, Menu de controladores, Modificadores, Criar e editar Mesh, Object mode, Edit mode e Sculpting mode, Object data properties, . Modelação com modelsheet. . Ilustração tipográfica. . Materiais e texturas: Material editor, Asset browser, Mapeamento UV, Compositing e texture paint. . Iluminação: Tipos de Luz, Iluminação com planos, world properties. . Cameras: camera to view, Align camera, camera properties. . Animação: Timeline, key frame, Graph editor, animação em Loop. . Shadow catcher e Perspective matching. . Rendering: Eevee, Cycles, Output properties. . Impressão em 3D: ficheiros Stl e G-file, Ultimaker Cura, Fundamentais da impressão em 3D.
-
ObjectivosObjectivesEsta unidade curricular visa introduzir os estudantes ao domínio técnico do software Blender 3D, equipando-os com conhecimentos e competências essenciais para iniciar, aprimorar e explorar a prática profissional no desenvolvimento de projetos tridimensionais. Pretende se que os estudantes sejam capazes de elaborar projetos criativos através da representação tridimensional, representar objetos em 3D, aplicar terminologia técnica, utilizar as ferramentas de modelagem 3D, e adotar metodologias de trabalho adequadas às diversas áreas de intervenção tridimensional. Além disso, a unidade curricular tem como meta promover o desenvolvimento e a exploração de competências específicas em áreas como modelagem, manipulação de materiais, iluminação, texturização e renderização em ambientes tridimensionais.
-
BibliografiaBibliographyAlaves, W. P. (2006). Modelagem e Animação com Blender. Ed. Érica. Blain, Jonh M. (2014). The Complete Guide to Blender Graphics, Second Edition: Computer Modeling and Animation. A K Peters/CRC Press. Hess, Roland (2010). Blender Foundations - The Essential Guide to Learning Blender 2.6. UK, Focal Press. Kalwick, D. (2006). Animating Facial Features Expressions (2a ed.). Charles River Media. Mullen, Tony (2013). Mastering Blender. Indianapolis: John Wiley Sons, Inc. Simonds, B. (2013). Blender Master Class. No Starch Press: San Francisco. The Blender Foundation - Blender 3.2 Reference Manual (2022). https://docs.blender.org/manual/pt/dev/ The Blender Foundation - Tutorials (2022). https://www.blender.org/support/tutorials/
-
MetodologiaMethodologyO conteúdo programático é transmitido através de uma combinação de estratégias pedagógicas expositivas e ativas. As aulas iniciam com apresentações audiovisuais e PowerPoint, destinadas a introduzir novos conceitos, ferramentas e técnicas, desde a navegação básica no ambiente 3D até aspetos mais complexos como texturização e renderização. Cada tópico teórico é seguido pela execução de exercícios práticos e pequenos projetos. A estruturação dos exercícios é definida de modo que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos de forma imediata. O acompanhamento contínuo do desempenho dos estudantes permite fornecer orientação individual e feedback construtivo ao longo do semestre. Suporte adicional é fornecido através da plataforma Moodle, com a disponibilização de uma variedade de recursos suplementares.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão