Skip to main content

IPLUSO 22306

Desenvolvimento Cultural e Patrimonial para Crianças e Jovens

Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Património, cultura e reconhecimento das diferentes dinâmicas sociais. A importância de saber consultar fontes de informação e a salvaguarda do conhecimento.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Património, cultura, identidade e sociedade. Conhecimento, proteção e divulgação do património. O papel da Unesco Educação para a preservação do património. Multiculturalidade e globalização. Fontes de Informação – suas ligações e diversidade de instituições (Bibliotecas, Arquivos e Museus). Conhecimento de fontes de informação legítimas. Como pesquisar em catálogos, bases de dados científicas e bibliotecas digitais. Como realizar citações e referências bibliográficas (EndNote, Mendeley, etc.).
  • ObjectivosObjectives
    Explicar o conceito de cultura e património nas suas diversas formas. Fornecer exemplos de património material e imaterial. Indicar formas de conhecimento e preservação do património. Explicar a importância da UNESCO na conservação e divulgação do património. Explicar a importância da cultura na economia. Explicar a importância da cultura na construção da identidade. Distinguir fontes de informação legítimas e a sua importância para o trabalho científico. Adquirir competências na pesquisa em recursos bibliográficos nas mais diversas fontes de informação (catálogos de bibliotecas, arquivos, bases de dados científicas e bibliotecas digitais). Realizar citações e referências bibliográficas: manualmente ou com recurso a softwares de gestão bibliográfica.
  • BibliografiaBibliography
    American Psychological Association. APA Style: Basic Principles of Reference List Entries. https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/basic-principles Comissão Nacional da UNESCO. Património Cultural Imaterial. https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/a-unesco/sobre-a-unesco/historia Direção Geral do Património Cultural. Património. Disponível em:  https://www.patrimoniocultural.gov.pt/  Ministério dos Negócios Estrangeiros  (2023). Redes UNESCO. Comissão Nacional da UNESCO. https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/redes-unesco   United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. UNESCO. https://www.unesco.org/pt UNESCO (1972). Recomendação sobre a proteção, no âmbito nacional, do património cultural e natural. https://www.icomos.pt/images/pdfs/2021/17%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20prote%C3%A7%C3%A3o%20nacional%20do%20patrim%C3%B3nio%20-%20UNESCO%201972.pdf UNESCO. World Heritage Convention. https://www.unesco.org/en/countries/pt  
  • MetodologiaMethodology
    Propõe-se um programa de ensino-aprendizagem que vai desde aulas mais teóricas de exposição de conteúdos a aulas práticas com exercícios sobre pesquisa em fontes de informação e de apresentação e discussão dos trabalhos práticos individuais.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não