Skip to main content

IPLUSO 23529

Design de Interfaces

Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina de Design de Interfaces procura desenvolver competências visuais e estéticas para a criação de interfaces digitais eficazes e apelativos. Com foco em design para web e dispositivos móveis, explora os fundamentos da composição visual, teoria das cores, tipografia, iconografia e uso de imagens. Por meio de atividades práticas e projetos aplicados, os alunos aprenderão a criar interfaces visualmente impactantes, funcionais e emocionalmente envolventes, sempre respeitando os princípios de usabilidade, acessibilidade e as tendências mais recentes do design digital.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos 1. Fundamentos do Design de Interfaces Princípios de composição, hierarquia visual, tipografia e cores aplicados ao design digital. 2. Teoria da Cor e Psicologia das Cores Aplicação de cores para influenciar emoções e comportamentos, com foco em acessibilidade. 3. Tipografia em Interfaces Digitais Hierarquia tipográfica, legibilidade e boas práticas na escolha de fontes para web e mobile. 4. Iconografia e Imagens Uso de ícones, imagens e gráficos para melhorar a experiência visual e funcionalidade. 5. Prototipagem de Alta Fidelidade Criação de protótipos detalhados e interativos utilizando ferramentas de design digital. 6. Acessibilidade e Avaliação Testes e melhorias em interfaces para garantir inclusão e qualidade estética.
  • ObjectivosObjectives
    A cadeira de Design de Interfaces visa capacitar os estudantes no desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências essenciais para criar interfaces digitais eficazes e visualmente atraentes. Os alunos aprenderão os fundamentos do design visual, incluindo composição, cores, tipografia e iconografia, aplicando esses princípios ao design web e mobile. Serão habilitados a criar prototipagem de alta fidelidade, desenvolver microinterações e avaliar criticamente interfaces quanto à usabilidade, acessibilidade e estética. A cadeira enfatiza o design centrado no utilizador, capacitando os alunos a resolver problemas de forma criativa, colaborativa e inovadora. Também adquirirão competências em tendências visuais emergentes, além de aprender a integrar acessibilidade e gerir projetos de design.
  • BibliografiaBibliography
    Garrett, J. J. (2010). The elements of user experience: User-centered design for the web and beyond (2nd ed.). New Riders. Krug, S. (2014). Don't make me think, revisited: A common sense approach to web usability (3rd ed.). New Riders. Lidwell, W., Holden, K., & Butler, J. (2010). Universal principles of design (Revised ed.). Rockport Publishers. Norman, D. A. (2013). The design of everyday things: Revised and expanded edition. Basic Books. Moggridge, B. (2007). Designing interactions. MIT Press. Lupton, E. (2015). Graphic design: The new basics (2nd ed.). Princeton Architectural Press. Marcus, A. (2016). Designing user interfaces for an aging population: Towards universal design. Morgan Kaufmann. Cooper, A., Reimann, R., Cronin, D., & Noessel, C. (2014). About face: The essentials of interaction design (4th ed.). Wiley.
  • MetodologiaMethodology
    Propõe-se uma Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. Os alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. O s alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não