Skip to main content

IPLUSO 8875

Didática da História e da Geografia

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A aula de história e geografia terá de se constituir como uma forma de  mobilizar o aluno para a construção do conhecimento histórico-geográfico, através do conhecimento do programa, do nível cognitivo dos alunos com que irá trabalhar, do  questionamento da realidade. Só assim, ele poderá tornar-se num cidadão ativo. Para que o possa fazer, o aluno deve aprender a recolher e tratar a informação, em documentos escritos ou na paisagem, num mapa histórico ou numa imagem, sistematizando e organizando dados. Importa também criar, em contexto de sala de aula, momentos em que o alunos possa comunicar as suas ideias e o resultado do seu processo de construção do saber.     
  • ProgramaProgramme
    1. .Noção de  Didática: didática geral e didáticas específicas  2. A especificidade da Didática da História. Teoria da História 3.  Educação Histórica  4. Currículo Nacional, Metas de Aprendizagem, Metas Curriculares e Perfil do Aluno para o Século XXI 5. Conteúdos programáticos de História e Geografia de Portugal 6. Planificações a curto, médio e longo prazos (inter e transdisciplinaridade) 6. Recursos: como se faz a História 7. A noção de tempo na criança 8. Os manuais: uso e limitações
  • ObjectivosObjectives
    - Domina o conceito de História - Conhece, problematiza e discute os diversos documentos orientadores do ensino da História (Currículo Nacional do Ensino Básico, as Metas de Aprendizagem, as Metas Curriculares e o Perfil do Aluno para o Século XXI) - Inventaria as competências a desenvolver em função da faixa etária dos alunos  - Analisa o significado dos diferentes tipos de planificação  - Operacionaliza os procedimentos didáticos inerentes a uma prática letiva diversificada - Produz recursos e concebe estratégias de aprendizagem diversas - Avalia o espaço formativo da História e do professor de História na formação integral (cívica) do aluno.  
  • BibliografiaBibliography
    Organização curricular e programas, ensino básico, 2. ciclo, Vol. I e Vol.II. Lisboa: Ministério da Educação, 1991 Metas curriculares de História e Geografia de Portugal, 2. ciclo. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2021 Aprendizagens  Essenciais | Articulação com o Perfil dos Alunos de História e Geografia de Portugal (5. e 6. anos). Lisboa: MEC, 2018 Documento de Apoio às Metas Curriculares de História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo do Ensino Básico). Lisboa: MEC, 2021 Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME, 2017  
  • MetodologiaMethodology
    Promovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate,  discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não