IPLUSO 8875
Didática da História e da Geografia
Educação Básica (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA aula de história e geografia terá de se constituir como uma forma de mobilizar o aluno para a construção do conhecimento histórico-geográfico, através do conhecimento do programa, do nível cognitivo dos alunos com que irá trabalhar, do questionamento da realidade. Só assim, ele poderá tornar-se num cidadão ativo. Para que o possa fazer, o aluno deve aprender a recolher e tratar a informação, em documentos escritos ou na paisagem, num mapa histórico ou numa imagem, sistematizando e organizando dados. Importa também criar, em contexto de sala de aula, momentos em que o alunos possa comunicar as suas ideias e o resultado do seu processo de construção do saber.
-
ProgramaProgramme1. .Noção de Didática: didática geral e didáticas específicas 2. A especificidade da Didática da História. Teoria da História 3. Educação Histórica 4. Currículo Nacional, Metas de Aprendizagem, Metas Curriculares e Perfil do Aluno para o Século XXI 5. Conteúdos programáticos de História e Geografia de Portugal 6. Planificações a curto, médio e longo prazos (inter e transdisciplinaridade) 6. Recursos: como se faz a História 7. A noção de tempo na criança 8. Os manuais: uso e limitações
-
ObjectivosObjectives- Domina o conceito de História - Conhece, problematiza e discute os diversos documentos orientadores do ensino da História (Currículo Nacional do Ensino Básico, as Metas de Aprendizagem, as Metas Curriculares e o Perfil do Aluno para o Século XXI) - Inventaria as competências a desenvolver em função da faixa etária dos alunos - Analisa o significado dos diferentes tipos de planificação - Operacionaliza os procedimentos didáticos inerentes a uma prática letiva diversificada - Produz recursos e concebe estratégias de aprendizagem diversas - Avalia o espaço formativo da História e do professor de História na formação integral (cívica) do aluno.
-
BibliografiaBibliographyOrganização curricular e programas, ensino básico, 2. ciclo, Vol. I e Vol.II. Lisboa: Ministério da Educação, 1991 Metas curriculares de História e Geografia de Portugal, 2. ciclo. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2021 Aprendizagens Essenciais | Articulação com o Perfil dos Alunos de História e Geografia de Portugal (5. e 6. anos). Lisboa: MEC, 2018 Documento de Apoio às Metas Curriculares de História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo do Ensino Básico). Lisboa: MEC, 2021 Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME, 2017
-
MetodologiaMethodologyPromovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate, discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão