IPLUSO 9706
Didática das Expressões
Educação Básica (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA UC Didática das Expressões tem como finalidade a transmissão dos conhecimentos, no âmbito das expressões artísticas, necessários à elaboração de projetos e actividades no domínio da prática educativa e docente. Assim, aplicar-se-ão modelos pedagógicos importantes para a lecionação das expressões artísticas em sala de aula e procurar-se-á, também, trabalhar com os alunos a partir dos manuais oficiais aprovados pelo Ministério da Educação. Pretende-se, ainda, que os alunos saibam pesquisar e recolher materiais e documentos que consolidem a sua pedagogia.
-
ProgramaProgramme- Análise das orientações programáticas e curriculares definidas pelo Ministério da Educação, bem como o estabelecimento de objectivos e metas de aprendizagem; - Como planificar e construir jogos, teatros, materiais e actividades no âmbito das Expressões Artísticas; - Investigação, construção e exploração de recursos didáticos no âmbito das Expressões Artísticas; - Como fazer integração curricular das diversas Expressões e respetivos trabalhos de projeto; - Sensibilizar a criança para a importância da expressividade, da sociabilização, da comunicação e da sensibilidade estética tudo no âmbito pedagógico das Expressões Artísticas; - Trabalhar o ritmo, melodia, harmonia, num contexto musical e dramático; - Dicção, representação e o papel da palavra; - Métodos de avaliação nas Expressões Artísticas; - Corte e colagem; - Modelação; - Geometria, construção de figuras e objectos em papel
-
ObjectivosObjectivesCompreender a importância das Expressões Artísticas e desenvolver competências nestas áreas. Adquirir o domínio de metodologias, técnicas e estratégias fundamentais no campo da atividade educativa. Seguir formas corretas de trabalho: organização e planificação dos vários projetos. Desenvolver técnicas e métodos que estimulem a criatividade, o sentido crítico e estético, de modo a apresentar práticas criativas no domínio das várias expressões. Abordar os manuais oficiais com pedagogia e eficiência. Saber planificar e construir jogos, teatros, materiais e atividades no âmbito das Expressões Artísticas.
-
BibliografiaBibliographyAndueza, M.; Barbero, M.; Caeiro, M.; Silva, A.; García, J.; González, A.; Torres, A. (2016). Didáctica de las artes plásticas y visuales en educación infantil. Unir Editorial Bellocq, G.; Díaz, M. (2010). Tocar el Arte, técnicas e ideas para el desarrollo de la competencia artística. Kaleida Forma Cabral, A. (2001). O Jogo no Ensino. Editorial Notícias Costa, I. (2003). O Desejo de Teatro. Fundação Calouste Gulbenkian Storms, G. (2000). 100 Jogos Musicais. Edições Asa Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação: Bases psicopedagógicas. Instituto Piaget
-
MetodologiaMethodologyPromovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate, discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão