IPLUSO 11237
Diversidade, Equidade e Inclusão
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationThe concepts of Diversity, Equity and Inclusion are the basis of a Democratic State and Education for all. An Education that respects diversity and capitalizes on it in favor of the rights and values of each and every one. An education that is fair and equitable and that includes all children, families and communities. Therefore, this CU makes perfect sense in the initial training of teachers of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, so that these values are a lived reality and a cornerstone in the training of children. Only in this way can the Rights of the Child be respected, present in the Geneva Declaration of 1924, in the UN Declaration in 1959 and in the Convention on the Rights of the Child, adopted by the United Nations General Assembly on November 20, 1989 and ratified by Portugal on September 21, 1990.
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ProgramaProgramme1.Diversidade e diferença: Educação para todas as crianças e para cada uma 2. Educação Inclusiva: breve revisão de conceitos e sua contextualização no panorama nacional e internacional, na perspetiva da educação de infância 3. Educação e Cidadania: Democracia, Direitos Humanos e Direitos da criança 4. O/A Educador/a, a família e crianças: Influências da família, escola e comunidade 1.Diversidade e diferença: Educação para todas as crianças e para cada uma 2. Educação Inclusiva: breve revisão de conceitos e sua contextualização no panorama nacional e internacional, na perspetiva da educação de infância 3. Educação e Cidadania: Democracia, Direitos Humanos e Direitos da criança 4. O/A Educador/a, a família e crianças: Influências da família, escola e comunidade
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ObjectivosObjectivesNo âmbito desta UC, o estudante tem de ser capaz de: Utilizar os conceitos inerentes à Diversidade, equidade, cidadania e Inclusão, usando a terminologia específica; Discutir, com os pares, perspetivas teóricas e práticas promotoras de Inclusão que a legislação vigente preconiza; Usar a flexibilização curricular, a cooperação, a diferenciação pedagógica inclusiva e o trabalho de projeto nas práticas desenvolvidas na creche e jardim de infância; Compreender a problemática da singularidade/diferença das crianças na escola e suas implicações, tendo em vista o processo de inclusão; Reconhecer os desafios atuais no processo de construção da cidadania; Reconhecer a importância de uma formação pessoal, social e axiológica; Discutir os direitos e deveres dos diferentes parceiros educativos (famílias ou outros interlocutores da vida da criança ) Analisar criticamente o papel das crianças na relação escola-famílias.
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BibliografiaBibliographyBooth, T. & Ainscow, M. (2002). Índex para a inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. CSIE. Convenções: Direitos do Homem e Convenção da Criança Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho Decreto-Lei n.º55/2018 de 6 de julho Henriques, H., & Marchão, A. (2020). O lugar e o estatuto da criança através do periódico Cadernos de Educação de Infância". Revista Práxis Educacional, 16(38),243-264.
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MetodologiaMethodologyA metodologia adotada nesta UC assenta na Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL), por ser uma metodologia educativa centrada no/a aluno/a e na sua participação ativa no processo de construção dos seus saberes. Privilegia-se, assim, a autonomia do estudante envolvendo-o na gestão do seu percurso de aprendizagem, através de uma articulação entre teoria e prática e estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, a metacognição e a resolução de problemas. Deste modo realizam-se sessões de natureza teórico-prática e procede-se à análise de problemas e da reflexão de situações práticas. Neste sentido, recorre-se a diferentes dispositivos pedagógicos: exposição oral de conteúdos, suportada em PowerPoint, filmes e outros meios audiovisuais; apresentação de trabalhos em pares e/ou grupo; debates para discussão de temas; observação e análise de casos e de situações educativas em torno da diversidade, da cidadania, da participação da família, da comunidade e da inclusão.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão