Skip to main content

IPLUSO 11237

Diversidade, Equidade e Inclusão

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Os conceitos de Diversidade, Equidade e Inclusão são a base de um Estado Democrático e da Educação para todos: uma Educação que respeita a diversidade e a valoriza, em prol dos direitos e valores de cada um; uma educação justa e equitativa, que inclui todas as crianças, famílias e comunidades; uma Educação que respeita os Direitos da Criança, presentes na Declaração de Genebra de 1924, na Declaração da ONU, de 1959, e na Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989, e ratificada por Portugal, a 21 de setembro de 1990. Assim, com esta UC procura-se preparar os estudantes para a intervenção educativa numa perspetiva construtiva, inclusiva e democrática, que viabilize o sucesso, numa Escola para todos(as) e para cada um(a), configurando uma interação saudável ente família, escola e comunidade. 
  • ProgramaProgramme
    1. Identidade, diversidade e interseccionalidade: Educação para todas as crianças e para cada uma 2. Educação Inclusiva: breve revisão de conceitos e sua contextualização no panorama nacional e internacional 3. Educação e Cidadania: Democracia, Direitos Humanos e Direitos da Criança 4. Colaboração interprofissional e redes de apoio: família, escola e comunidade 5. Práticas pedagógicas inclusivas: diferenciação pedagógica, pedagogia inclusiva, Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), educação intercultural 6. Educação emocional e social: construção de ambientes de aprendizagem inclusivos 7. Monitorização e avaliação dos processos de inclusão: legislação e práticas
  • ObjectivosObjectives
    No âmbito desta UC, a/o estudante tem de ser capaz de: - Utilizar os conceitos inerentes à diversidade, equidade, cidadania e inclusão, usando a terminologia específica; - Analisar perspetivas teóricas e práticas promotoras de uma educação inclusiva, conforme perconizado na legislação vigente; - Compreender e mobilizar práticas pedagógicas inclusivas; - Compreender a problemática da singularidade/ diversidade das crianças, e suas implicações, tendo em vista o processo de inclusão, na escola; - Reconhecer os desafios atuais no processo da educação inclusiva; - Reconhecer a importância de uma formação pessoal, social e axiológica; - Discutir os direitos e deveres dos diferentes parceiros educativos (famílias e outros interlocutores da vida da criança ) - Analisar criticamente o papel das crianças na relação escola-famílias.
  • BibliografiaBibliography
    Ainscow, M. (2024). Developing Inclusive Schools: Pathways to Success. Routledge. Booth, T., & Ainscow, M. (2002). Índex para a inclusão: Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola (Trad. Ana Benard da Costa & José Vaz Pinto.) (2ª ed.). Cidadãos do Mundo. Roldão, M. C. (2003). Diferenciação curricular e inclusão. In D. Rodrigues (Org.). Perspectivas sobre a inclusão. Da educação à sociedade (pp. 151-165). Porto Editora. Rodrigues, D. (2014). Os desafios da equidade e da inclusão na formação de professores. In F. Armstrong e D. Rodrigues. A inclusão nas escolas (pp. 73-102). Fundação Francisco Manuel dos Santos. Sanches, I. & Teodoro, A. (2006). Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos.Revista Lusófona de Educação, 8(8), 63-83.
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia adotada nesta UC assenta na Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL), por ser uma metodologia ativa, centrada no/a aluno/a e na sua participação no processo de construção dos seus saberes. Privilegia-se, assim, a autonomia do/a estudante envolvendo-o/a na gestão do seu percurso de aprendizagem, através de uma articulação entre teoria e prática e estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, a metacognição e a resolução de problemas. Deste modo realizam-se sessões de natureza teórico-prática e procede-se à análise de problemas e da reflexão de situações práticas. Neste sentido, recorre-se a diferentes dispositivos pedagógicos: exposição oral de conteúdos, suportada em PowerPoint, filmes e outros meios audiovisuais; apresentação de trabalhos em pares e/ou grupo; debates para discussão de temas; observação e análise de casos e de situações educativas em torno da diversidade, da cidadania, da participação da família, da comunidade e da inclusão.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não