IPLUSO 15641
Empreendedorismo Social
Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade de Empreendedorismo Social tem como principal objetivo dotar os alunos com os fundamentos para desenvolvimento projetos criativos, seja através da criação de novas empresas, seja no desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços em empresas a criar ou já existentes. Os alunos irão adquirir competências para promover e organizar processos criativos, para entender a inovação como processo empreendedor e a relação das inovações com o mercado de consumidores.
-
ProgramaProgrammeOs alunos serão incentivados a pensar com lógica e criticamente, a investigar, a comunicar com clareza, oralmente e por escrito, a apresentar informação, e a trabalhar em equipa. A unidade curricular é de natureza teórico-prática. A componente teórica incide sobre os conceitos e a parte prática consiste em investigação e aplicação de conceitos ao desenvolvimento básico de ideias de negócio. Conteúdos programáticos: · Tipos de Empreendedorismo · O papel do empreendedorismo na sociedade · O estádio de desenvolvimento do empreendedorismo no Mundo e em Portugal · Casos de estudo · O processo criativo e de inovação · Técnicas de geração de ideias · Plano de negócios · Tipos e criação de empresas · Empreendedorismo Social · A Nova revolução provocada pela pandemia, pelo trabalho hibrido e pela globalização dos mercados
-
ObjectivosObjectivesOs alunos serão incentivados a pensar com lógica e criticamente, a investigar, a comunicar com clareza, oralmente e por escrito, a apresentar informação, e a trabalhar em equipa. A unidade curricular é de natureza teórico-prática.
-
BibliografiaBibliographyDrucker, P.F. (1985) Innovation and Entrepreneurship Perez, C. (2002) Technological - Revolutions and Financial Capital. Edward Elgar Rogers, E.M. (2003) Diffusion of Innovations. Focal Press Venkataraman, V. (2010) Entrepreneurship. University of Virginia Darden Business School Sarasvathy, S. (2001) What Makes Entrepreneurs Entrepreneurial. University of Washington School of Business Sloman, J., et al. (2016) Economics for Business. Pearson Recursos Didáticos: - Sala com quadro e Vídeo projetor
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a alguns casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de alguns casos em sala de aula, com e sem recurso ao computador. A avaliação de conhecimentos é feita pela realização de dois trabalhos e pela frequência. Primeiro trabalho - Análise de um Paper que envolve a matéria a lecionar conjugado com a apresentação de capítulos da UC Segundo Trabalho – Criação de um projeto para o lançamento de um produto/serviço que suporte a UC Frequência
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




