Skip to main content

IPLUSO 19224

Enfermagem da Criança e do Jovem

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Os cuidados de enfermagem têm por foco de atenção a promoção dos projetos de saúde que cada pessoa vive. Nesta Unidade Curricular são abordados os processos de saúde e doença da criança ao longo do ciclo de vida.
  • ProgramaProgramme
    Teoria: Direitos da Criança; Parentalidade/família; Multiculturalidade. AVD`s da criança e adolescente.  Desenvolvimento infantil; Plano Nacional de Vacinação; Prevenção de acidentes; Maus tratos infantis; Saúde mental na infância e no jovem.  Intervenções na criança/ jovem/ família hospitalizada em situação de doença aguda/crónica: Acolhimento; Impacto da hospitalização; Procedimentos/cirurgia; Cuidados Neonatais; Urgência Pediátrica; Dor na criança e jovem; Doença Crónica Complexa e perceção da morte na criança/ familia. Doenças infecciosas e doenças exantemáticas. Prática  Sinais vitais e avaliação antropométrica; Colocação de sonda nasogástrica /Orogástrica nutrição entérica; Administração de oxigénio via inalatória, nebulizações, lavagem nasal, aspiração de secreções; Procedimentos dolorosos e estratégias não famacológicas de controlo da dor; Colheita de espécimes; Preparação e administração de terapêuticas; Procedimentos comuns de urgência: febre e convulsão; Possicionamentos.
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se que o estudante alcance as competências instrumentais, sistémicas e interpessoais que lhe permitam uma abordagem holística da criança/jovem/família ao longo das diferentes fases do seu desenvolvimento. Assim espera-se que o estudante seja capaz de: Avaliar os fenómenos do crescimento e desenvolvimento para a promoção do bem-estar físico, psicossocial, mental e espiritual da criança/ jovem no contínuo saúde-doença, no seu contexto familiar e social; Identificar a díade primária da criança e do jovem como unidade de cuidados (cuidados centrados na família); Identificar e aplicar estratégias de apreciação, diagnóstico, planeamento, implementação e avaliação, e forma não traumática e individualizada.
  • BibliografiaBibliography
    Bayle, F. & Martinet, S. (2008). Perturbações da parentalidade. Lisboa: Climepsi editores. Direcção-Geral de Saúde (2012). Orientações técnicas sobre o controlo da dor em procedimentos invasivos nas crianças (1 mês a 18 anos). N.º 022/2012. Portugal, Lisboa: Direcção-Geral de Saúde Direção-Geral da Saúde DGS (2013). Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil. Portugal, Lisboa: Direcção-Geral de Saúde. Direção-Geral de Saúde (2013). Guia orientador de Boa Prática - estratégias não farmacológicas no controlo da dor na criança. Série I, n.º 6. Portugal, Lisboa: Direcção-Geral de Saúde Ferland, F. Vamos brincar? (2006). Na infância e ao longo de toda a vida. Lisboa: Climepsi editores. Hockenberry, M. & Wilson, D. (2014). Wong, Fundamentos de enfermagem pediátrica. 9ª ed. Rio de Janeiro. Ramos, A.L. & Barbieri, M.C. (2020). Enfermagem em saúde da criança e do jovem. 1ª ed. Lisboa: Editora LIDEL, 346 p  
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não