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IPLUSO 19226

Enfermagem da Família e da Comunidade

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Unidade curricular centrada em cuidados de enfermagem dirigidos à pessoa, família e comunidade em contexto de cuidados de saúde primários. Preconiza-se que o estudante capte a realidade da comunidade, fique sensibilizado para os problemas vividos pelas famílias ao longo do seu desenvolvimento como subsistema e fiquem munidos de ferramentas que lhes permitam avaliar e intervir junto das famílias e com as famílias utilizando os recursos individuais e coletivos. As aulas teóricas serão assentes em conceitos e teorias explicativos da prática e as aulas teórico-práticas irão estimular a articulação entre a evidência científica e o conteúdo funcional dos enfermeiros em ambiente comunitário.
  • ProgramaProgramme
    Evolução histórica da saúde pública; Prática de enfermagem comunitária centrada na família e população; Reorganização dos cuidados de saúde primários em Portugal; Enfermeiro na unidade de cuidados na comunidade; Saúde escolar; Visitação domiciliária; Articulação entre as unidades de saúde familiar, cuidados de saúde personalizados, cuidados na comunidade e saúde pública; Enfermeiro na unidade de saúde pública; Enfermeiro na unidade de saúde familiar/unidade de cuidados de saúde personalizados; Saúde da mulher; Saúde infantil e juvenil; Saúde do adulto e idoso; Vacinação; Da prevenção primordial à quaternária; Cadeia epidemiológica; Indicadores e determinantes de saúde; Educação para a Saúde; Enfermagem do trabalho; Saúde e Segurança no Trabalho; Vulnerabilidades do indivíduo, da família e populações; Respostas de saúde e sociais às disfunções familiares e populacionais; Redes de saúde; Voluntariado; Abordagem de feridas na comunidade.
  • ObjectivosObjectives
    Competências instrumentais, interpessoais e sistémicas: Compreende conceitos chave de família e de comunidade; Reconhece o potencial da educação para a saúde nas intervenções de enfermagem; Compreende as políticas de saúde e sociais desencadeando no cliente o processo de desenvolvimento de comportamentos de promoção de saúde; Reconhece o cliente/família como um ser social e de relação biopsicossocial portador de diferentes crenças, valores, e culturas que condicionam a resposta ao processo de vida; Reconhece a necessidade de dar poder ao indivíduo, à família e à comunidade, para adotarem estilos de vida saudáveis; Demonstra compreender as práticas tradicionais dos sistemas de crenças sobre a saúde dos indivíduos, das famílias ou das comunidades; Conhece relações de trabalho construtivas com valorização dos papéis de todos os elementos da equipa multidisciplinar; Assume a responsabilidade do desenvolvimento de competências.
  • BibliografiaBibliography
    Costa D, Cabral KB, Teixeira CC, Rosa RR, Mendes JLL, Cabral FD. Enfermagem e a Educação em Saúde. Rev Cient Esc Estadual Saúde Pública Goiás. 2020;6(3). Fernandes, M-J. (2023). in: Figueiredo, Cuidado da Pessoa Idosa M-H. (2023). Enfermagem de Saúde Familiar. Lisboa: Lidel. Figueiredo, M. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: uma abordagem colaborativa em enfermagem de família. Loures: Lusociência. Imperatori, E., Giraldes, MR. (1986). Metodologia do Planeamento da saúde, 2ª ed. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Publica. Kaakinen JR, Coehlo DP, Steele R., Robinson M. (2018). Enfermagem em saúde da família: Teoria, prática e pesquisa (6ª ed.). FA Davis.  Shajani Z., Snell D. (2019). Enfermeiros e famílias de Wright & Leahey: Um guia para avaliação e intervenção familiar (7ª ed.). FA Davis. Stanhope & Lancaster (2011). Enfermagem de Saúde Pública? Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População (7ª ed). Loures: Lusodidacta.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não