IPLUSO 19226
Enfermagem da Família e da Comunidade
Enfermagem (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationUnidade curricular centrada em cuidados de enfermagem dirigidos à pessoa, família e comunidade em contexto de cuidados de saúde primários. Preconiza-se que o estudante capte a realidade da comunidade, fique sensibilizado para os problemas vividos pelas famílias ao longo do seu desenvolvimento como subsistema e fiquem munidos de ferramentas que lhes permitam avaliar e intervir junto das famílias e com as famílias utilizando os recursos individuais e coletivos. As aulas teóricas serão assentes em conceitos e teorias explicativos da prática e as aulas teórico-práticas irão estimular a articulação entre a evidência científica e o conteúdo funcional dos enfermeiros em ambiente comunitário.
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ProgramaProgrammeEvolução histórica da saúde pública; Prática de enfermagem comunitária centrada na família e população; Reorganização dos cuidados de saúde primários em Portugal; Enfermeiro na unidade de cuidados na comunidade; Saúde escolar; Visitação domiciliária; Articulação entre as unidades de saúde familiar, cuidados de saúde personalizados, cuidados na comunidade e saúde pública; Enfermeiro na unidade de saúde pública; Enfermeiro na unidade de saúde familiar/unidade de cuidados de saúde personalizados; Saúde da mulher; Saúde infantil e juvenil; Saúde do adulto e idoso; Vacinação; Da prevenção primordial à quaternária; Cadeia epidemiológica; Indicadores e determinantes de saúde; Educação para a Saúde; Enfermagem do trabalho; Saúde e Segurança no Trabalho; Vulnerabilidades do indivíduo, da família e populações; Respostas de saúde e sociais às disfunções familiares e populacionais; Redes de saúde; Voluntariado; Abordagem de feridas na comunidade.
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ObjectivosObjectivesCompetências instrumentais, interpessoais e sistémicas: Compreende conceitos chave de família e de comunidade; Reconhece o potencial da educação para a saúde nas intervenções de enfermagem; Compreende as políticas de saúde e sociais desencadeando no cliente o processo de desenvolvimento de comportamentos de promoção de saúde; Reconhece o cliente/família como um ser social e de relação biopsicossocial portador de diferentes crenças, valores, e culturas que condicionam a resposta ao processo de vida; Reconhece a necessidade de dar poder ao indivíduo, à família e à comunidade, para adotarem estilos de vida saudáveis; Demonstra compreender as práticas tradicionais dos sistemas de crenças sobre a saúde dos indivíduos, das famílias ou das comunidades; Conhece relações de trabalho construtivas com valorização dos papéis de todos os elementos da equipa multidisciplinar; Assume a responsabilidade do desenvolvimento de competências.
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BibliografiaBibliographyFernandes, M-J. (2023). Cuidado da Pessoa Idosa in: Figueiredo, M-H. (2023). Enfermagem de Saúde Familiar. Lisboa: Lidel. Figueiredo, M. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: uma abordagem colaborativa em enfermagem de família. Loures: Lusociência. Imperatori, E., Giraldes, MR. (1986). Metodologia do Planeamento da saúde, 2ª ed. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Publica. Naidoo, J. & Wills, J. (2002). Health Promotion: Foundations for Practice, 2ªed. London: Baillière Tindall Redman, B. (2003). A Prática da Educação para a Saúde, (9ªed.) Loures: Lusociência. Rodrigues, M., Pereira, A. & Barroso, T. (2005). Educação para a saúde: formação pedagógica de educadores de saúde. Coimbra: FORMASAU. Silva, L.F. (org.) (2002). Promoção de saúde. Lisboa: Universidade Aberta. Stanhope & Lancaster (2011). Enfermagem de Saúde Pública –Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População (7ª ed). Loures: Lusodidacta.
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MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão