Skip to main content

IPLUSO 19221

Enfermagem do Idoso

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Enfermagem do Idoso preconiza o desenvolvimento de compete¿ncias no estudante, de modo a que este consiga identificar as necessidades da pessoa no seu processo de envelhecimento e na sua etapa velhice, descrever os diagno¿sticos e estabelecer um plano de cuiddos com o cliente, cujo o impacto se traduza por resultados favora¿veis na resposta ao processo de vida e a¿ construc¿a¿o de projetos alcanc¿a¿veis.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Teóricos: Enfermagem gerontológica e geriátrica. O processo de envelhecimento. Teorias do envelhecimento biológico e psicossocial. Velhice e envelhecimento e suas implicações demográficas, sociais, económicas e políticas. Envelhecimento ativo e envelhecimento bem-sucedido. Estratégias de promoção da saúde e hábitos de vida saudáveis. Avaliação multidimensional do adulto sénior. Relação enfermeiro/cliente/família. O idoso perante a dor, incapacidade e perdas. Polipatologias nos diferentes sistemas. Redes de suporte informais e formais: Recursos da comunidade; Organização e funcionamento de estruturas de prestação de cuidados a nível diferenciado. Cuidados em instituições, e no domicílio. Resposta às necessidades educacionais e de suporte da família/cuidador. O idoso em fim de vida. Cuidados paliativos. O enfermeiro perante a morte. Teórico-práticos: Metodologia científica na personalização dos cuidados nas Atividades de Vida Diária.
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se que estudante seja capaz de: Identificar os principais conceitos gerontológicos e geriátricos; Conhecer diferentes teorias explicativas do envelhecimento; Analisar fenómenos demográficos relacionados com o envelhecimento; Reconhecer o papel do enfermeiro nos cuidados à pessoa idosa; Identificar as necessidades reais da pessoa idosa/família/elemento significativo, inserida na comunidade ou em instituições; Mobilizar os conhecimentos, adequando-os às intervenções de enfermagem na promoção, manutenção e recuperação da saúde do idoso, numa abordagem holística; Aplicar metodologia científica nas suas ações; Analisar a diversidade dos cuidados de enfermagem a prestar ao idoso/família sem e com alterações de saúde; Reconhecer a necessidade de respeitar os direitos, a autonomia e a dignidade da pessoa idosa; Conhecer redes de suporte de saúde, sociais e comunitárias; Conhecer cuidados de longa duração e cuidados ao idoso em fim de vida
  • BibliografiaBibliography
    Fernandes, M-J. (2023). Cuidado da Pessoa Idosa in: Figueiredo, M-H. (2023). Enfermagem de Saúde Familiar . Lisboa: Lidel Bowling, A. (2008). Enhancing later life: How older people perceive active ageing? Aging and Mental Health, 12(3), 293-301. Caldas, A. (2008). Viajem ao cérebro: e a algumas das suas competências. Lisboa: Universidade Católica Editora. Chalifur, J. (2007). A Intervenção Terapêutica Vol 1 Os Fundentos Existencialistas-Humanistas da Relação de Ajuda. Loures: Lusocie¿ncia. Duarte, F.C.D. (2007). O papel do enfermeiro em contexto dos cuidados domiciliários: revisão sistemática. Revista de Investigação em enfermagem, 16, 11-23. Cepas, P. (2006). Cuidar em fim de vida: Fatores que interferem no processo de interacção enfermeiro doente. Referência, 4(II), 35-60.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se a¿ metodologia Team-based learning (TBL), com a realizac¿a¿o de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de ana¿lise e aplicac¿a¿o dos conceitos teo¿ricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não