IPLUSO 814
Estágio
Automação e Robótica (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationO Estágio, unidade curricular integrada no 2º semestre do 2º ano do plano de estudos do curso técnico superior profissional de Automação e Robotica, enquanto componente de formação em contexto de trabalho, tem por finalidade permitir ao estudante uma inserção em ambiente de trabalho e em funções relacionadas com a sua área de formação, visando a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às actividades práticas do respectivo perfil profissional. O Estágio é uma unidade curricular que pretende estabelecer uma ligação com entidades de acolhimento, com vista a possibilitar a aplicação em contexto real de trabalho dos conhecimentos adquiridos pelo estudante durante a parte escolar do respectivo ciclo de estudos, para que os consolide e possa desenvolver novas aptidões e competências.
-
ProgramaProgrammeA presente formação em contexto de trabalho, Estágio, que constitui parte integrante e obrigatória do curso de técnico superior profissional em Automação e Robótica será realizada numa empresa. O estudante conjuntamente com o orientador académico e orientador empresarial elaborará um plano de estágio a desenvolver em contexto de trabalho. Ao longo do período do estágio procurará desenvolver e concretizar o mesmo. Este plano indicará as linhas gerais das tarefas a desenvolver pelo aluno no âmbito desta unidade curricular. Será nomeado pelo Instituto um orientador responsável do estágio. A empresa nomeará um orientador que acompanhará o estágio, havendo lugar no final à apresentação pública do relatório de estágio que será submetido à avaliação final.
-
ObjectivosObjectivesEm termos gerais pretende-se que os alunos em ambiente de estágio nas empresas onde estiverem inseridos possam: - Aplicar, em contexto real e de forma integrada e interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas diferentes componentes da formação. - Adequar e desenvolver hábitos de trabalho de acordo com a realidade de uma empresa. - Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados com sentido ético e deontológico; - Descrever as tecnologias, produtos e serviços presentes nas empresas. - Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa; - Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias; - Desenvolver e apresentar publicamente relatórios e outros documentos.
-
BibliografiaBibliographyCatálogos e outros documentos indicados pelos orientador empresarial e orientador académico.
-
MetodologiaMethodologyA avaliação do Estágio compreende dois momentos: a. avaliação de estágio intermédia - realizado até 60 dias após o início do estágio (avaliação formativa) no qual deve constar a grelha de avaliação do orientador empresarial, assim como a grelha de avaliação do estudante (autoavaliação), sendo que esta serve para medida qualitativa de apoio aos orientadores. b. avaliação de relatório final de estágio e será efectuada mediante apresentação pública com a duração máxima de 40 minutos a realizar até 30 dias de calendário após a sua entrega. A classificação final do estágio curricular será expressa numa escala numérica de 0 a 20 Valores, resultante de uma média ponderada pelos critérios de avaliação indicados no número anterior, de acordo com os seguintes pesos de ponderação: a. avaliação de estágio intermédia - 15% b. avaliação de relatório final - 65% c. avaliação de apresentação pública - 20% A avaliação e classificação finais do Estágio será feita por um júri, presidido pelo Director do curso.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS30
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipSim




