Skip to main content

IPLUSO 26962

Estruturas e Estudos de Perspetiva

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina desenvolve competências técnicas e perceptivas na representação à mão livre em perspetiva, aplicando princípios geométricos na análise e desenho de formas, objetos e espaços.
  • ProgramaProgramme
    1. Relação entre a percepção e o modo de representação perspética; 2. Noção de escala e ?proporção e a relação entre objetos num mesmo espaço; 3. Fundamentos do sistema de Representação Perspética 4. Exercícios de interpretação de pontos de fuga fundamentais a partir de fotografias ou imagens; 5. Exercícios de desenvolvimento das competências espaciais; 6. Aplicação de conceitos básicos da perspetiva na representação de sólidos simples com dois pontos de fuga; 7. Representação de espaços e estruturas, exteriores ou interiores, com um ou dois pontos de fuga, através da deslocação mental do observador para a obtenção de diversos pontos de vista; 8. Método do cubo envolvente, grelhas, transferência ou multiplicação de medidas; 9. Aplicação de técnicas expressivas de luz, sombra, volumes e distâncias para acentuar as noções de perspectiva
  • ObjectivosObjectives
    . Desenvolver a capacidade de percepção visual para uma melhor leitura, compreensão e representação formal das formas do mundo que nos rodeia; . Desenvolver competências técnicas e artísticas de representação de objectos, espaços e estruturas, aplicando os princípios básicos da perspetiva; . Interpretar e analisar ambientes em perspetiva com diversos pontos de fuga; . Aplicar e aprofundar técnicas de desenho a mão livre, considerando pontos de fuga de direcções espaciais e outras relações geométricas; . Compreender os fundamentos de representação perspética e aplicá-los na representação à mão livre e nos seus projetos artísticos; . Dominar e aplicar a linguagem e terminologia adequada à representação em perspectiva . Aplicar técnicas de acabamento dos desenhos como a sombra e luz.
  • BibliografiaBibliography
    . Ching, F., e Juroszek, S. P. (2001). Representação gráfica para desenho e projecto. Editorial Gustavo Gili. . Da Cunha, L. V. (2004). Desenho Técnico. Fundação Calouste Gulbenkian. . Massironi, M. (2010). Ver pelo Desenho. Aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Edições 70. . Trindade, A. (2008). Um Olhar Sobre a Perspectiva Linear em Portugal nas Pinturas de Cavalete, Tectos e Abóbadas: 1470-1816. 2 vols. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Tese de Doutoramento em Belas Artes, especialidade em Geometria Descritiva. . Trindade, A. (2014). Geometria, perspectiva linear e escala teológica, pintura e contemporaneidade: que futuro? Em: Artistas sobre outras obras. Revista Estúdio. Trindade, A. (2023). Os espelhos e o desenho em perspectiva linear. Coleção Liçôes de Arte & Design, Volume 3. CIEBA. . Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais. (1ª ed.). Instituto de Inovação Educacional.
  • MetodologiaMethodology
      As aulas são de carácter teórico-prático e assentam no cruzamento metodológico entre técnicas de observação e registo e técnicas de desenho geométrico. Através de um conjunto de exercícios práticos e dinâmicos vamos gradualmente aprender a traduzir aquilo que vemos para a folha de papel, aplicando os conceitos e técnicas que permitem criar um sentido de profundidade. Ao longo da UC serão ainda contextualizadas referências da História da Arte em articulação com a Arte Contemporânea de modo a consolidar o conhecimento adquirido no âmbito da expressão artística e linguagem gráfica que cada estudante irá desenvolver.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não