Skip to main content

IPLUSO 19576

Ética, Deontologia e Introdução à Profissão

Farmácia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Começando por introduzir a Ética aplicada à Farmácia como parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral e as regras de conduta do Técnico de Farmácia, analisam-se os problemas postos pela responsabilidade moral dos profissionais de saúde em relação aos pacientes. que são enquadrados pelo estudo dos deveres específicos e perspetivas de responsabilidade social da respetiva classe profissional.
  • ProgramaProgramme
    Ética farmacêutica: conceitos e aplicabilidade prática; Deontologia Farmacêutica: definição, conceitos e objectivos; Normas jurídicas sobre o Técnico de Farmácia e sobre as actividades farmacêuticas. A política de Saúde em Portugal e o Sistema Nacional de Saúde. A farmácia de oficina, a farmácia hospitalar, laboratórios de indústria farmacêutica e armazéns de distribuição e Locais de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM): aspectos legislativos e sua actividade. A Farmacopeia e outras publicações e organizações. Abordagem à História da farmácia História da Profissão Associações/Sindicatos Áreas de intervenção do Técnico de Farmácia no circuito do medicamento Saúde do trabalho: conceitos e legislação
  • ObjectivosObjectives
    Identificar e compreender o papel do Técnico de Farmácia, nas várias dimensões da educação para a saúde, face à evolução científica e tecnológica e fornecer as bases teóricas para uma reflexão de cada indivíduo no desempenho do seu papel enquanto prestador de cuidados de saúde.  Conhecer a legislação que disciplina as actividades e a ética do Técnico de Farmácia e as linhas deontológicas orientadoras ao exercício da profissão; Conhecer as normas reguladoras da venda e dispensa de medicamentos na Farmácia de Comunitária, Espaços de Venda de MNSRM e Farmácia Hospitalar; Demonstrar qual o papel do Técnico de Farmácia perante a Indústria Farmacêutica. 
  • BibliografiaBibliography
    Beckert, C. (2004). Introdução à Ética. In: Rosa, H.D., ed., Bioética para as Ciências Naturais, pp 37-66. Lisboa: Fundação Luso-Americana. Comstock, G. (2002). Life Science Ethics. Ames: Iowa State Press,  Hottois, G; Parizeau, M.-H. (1993). Dicionário da Bioética. Lisboa: Instituto Piaget.  Ribeiro da Silva, J., Barbosa, A.; Vale, F.M., (2002). Contributos para a Bioética em Portugal. Lisboa: Edições Cosmos e Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Rosa, H.D. (2004). Bioética para as Ciências Naturais. Fundação Luso-Americana, Lisboa. Singer, P. (2000). Ética Prática. Lisboa: Gradiva.   
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não