IPLUSO 19017
Fundamentos de Enfermagem II
Enfermagem (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationNa Unidade Currícular de Fundamentos de Enfermagem II são abordados conceitos chave de enfermagem com relevância para os seus metaparadigmas: pessoa, saúde, ambiente e enfermagem, transmitindo conhecimentos científicos e técnicos sobre os quais fundamenta a praxis da enfermagem ( capacidade de tomada de decisão ética, elaboração do processo de Enfermagem segundo a linguagem CIPE; processo de Enfermagem em contexto de simulação) e, conceitos sobre o processo saúde-doença ao longo do ciclo vital e no que concerne à multidimensionalidade da pessoa e suas implicações na satisfação das Necessidades Humanas Básicas (NHB).
-
ProgramaProgrammeAVD Respiração: Oxigenoterapia Aspiração de secreções ao nível da orofaringe e nasofaringe Aspiração de secreções com colheita de secreções para análise AVD Mobilidade Aplicação de ligaduras Posicionamentos e levante a clientes com imobilidade parcial ou total Transferências da cama / cadeirão / cadeira de rodas AVD Respiração: Oxigenoterapia Aspiração de secreções ao nível da orofaringe e nasofaringe Aspiração de secreções com colheita de secreções para análise AVD Mobilidade Aplicação de ligaduras Posicionamentos e levante a clientes com imobilidade parcial ou total Transferências da cama / cadeirão / cadeira de rodas AVD Alimentação Alimentação entérica e parentérica Alimentação por PEG Entubação nasogástrica AVD Eliminação Colocação de dispositivo urinário Algaliação Enema de limpeza Comunicar em Saúde Comunicar más notícias AVD Morrer Cuidados pós-morten
-
ObjectivosObjectives1. Compreender o contributo do enfermeiro na promoção da saúde, no autocuidado e nos processos de transição saúde/doença. 2. Abordagem do cliente/família com vista ao estabelecimento de uma relação de empatia, respeito pelos direitos, autonomia, dignidade, privacidade do cliente/família, princípios da confidencialidade e consentimento informado e informado do cliente. 3. Promover a satisfação do NHB em relação a: Respiração; Comida; Eliminação; Mobilidade; Comunicação e Morte. 4. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e reflexivo na tomada de decisão em enfermagem. 5. Realizar o Processo de Enfermagem de acordo com a linguagem CIPE. 6. Desenvolver o processo de enfermagem em contexto de simulação.
-
BibliografiaBibliographyCarrajeta,M. (2021).Temas em geriatria clínica. Lisboa. Lidel Cordeiro, M. (2012). Manual de boas práticas na reabilitação respiratória: conceitos, princípios e técnicas. Loures: Lusodidacta. Henriques, et. Al. (2000). Técnicas de enfermagem I, 2ª ed. Coimbra: Formasau. Firmino, C. I. D. C. F., de Sousa, L. M. M., Moutinho, L. S. M., Rosa, P. J. M., Marques, M. F. M., & Simões, M. C. R. (2021). Sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociais. Revista de Enfermagem Referência , (5). Monahan, F. (2010). Enfermagem Médico-cirúrgica :perspetivas de saúde e doença, 8ª ed. Loures : Lusodidacta Potter, P.A.; Perry, A.G. (2006). Fundamentos de Enfermagem - Conceitos e Procedimentos.Loures: Lusociência
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão